Modelos de Gestão e Contratualização no SUS

Início em Abril 2019 | Vitória - ES

Objetivo Geral:
O CURSO MODELOS DE GESTÃO E CONTRATUALIZAÇÃO NO SUS tem como principal objetivo promover a compreensão sobre as alternativas jurídico-administrativas de atuação das Secretarias de Saúde possíveis de implementação de políticas públicas de saúde, com ênfase nos modelos de fundação estatal (pública de direito privado); e de organização social; e sobre os diversos modelos de contratualização de desempenho institucional com entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, praticados no Sistema Único de Saúde – SUS.

Objetivos Específicos:
I- apoiar o desenvolvimento de capacidades em modelos de organização jurídico-administrativa do Poder Executivo e formatos de colaboração com o Terceiro Setor aplicáveis no SUS: administração direta, autarquia, fundação, empresas estatais, consórcios públicos, serviços sociais autônomos, organizações sociais, Oscips e entidades filantrópicas;
II- Debater os princípios e diretrizes constitucionais, legais e normativas que disciplinam a participação complementar da iniciativa privada no SUS; e as diferenças entre os conceitos e os instrumentos de parceria e fomento e contratação de serviços de saúde;
III- Propiciar conhecimento sobre modelos de contratualização de desempenho institucional praticados no SUS e capacitar para a gestão de contratos administrativos, convênios, contratos de gestão, termos de parceria e outros ajustes do gênero celebrados pelas instâncias gestoras do SUS e órgãos e entidades públicos e privados.

Público
O Curso é direcionado a gestores e trabalhadores da saúde, operadores do direito, estudiosos, especialistas e demais interessados no tema.

Carga Horária
80 horas

Módulos
O Curso será ministrado em Vitória (ES) em 5 (cinco) módulos de 16 (dezesseis horas), no total de 80 (oitenta) horas-aula integralmente presenciais, nos períodos informados na Tabela com a programação.

Investimento
R$ 4.700,00 por aluno a ser pago até cinco dias antes do início do Curso.
Na compra de 40 ou mais vagas, por instituição pública ou privada, o curso poderá ser realizado nas dependências da contratante, arcando essa com a cessão do espaço e da logística necessária, concedendo-se o desconto do percentual de 10% no valor total das inscrições realizada.

Condições gerais do curso
Haverá tutoria para os participantes, na realização de exercícios em local de trabalho.
Os participantes que obtiverem a frequência mínima de 75% no curso receberão certificado de participação emitido pelo IDISA.
A turma terá o mínimo de 40 e máximo de 60 alunos
Serão utilizadas no Curso as seguintes técnicas instrucionais: exposição oral, com uso de power point; brainstorming, debates com uso de flip-charter; estudos de casos; e dinâmicas de Grupo.

Para mais informações: idisa@idisa.org.br ou (19)32895751