Apresentação

A Revista Domingueira da Saúde é uma publicação semanal do Instituto de Direito Sanitário - IDISA em homenagem ao Gilson Carvalho, o idealizador e editor durante mais de 15 anos da Domingueira da Saúde na qual encaminhava a mais de 10 mil pessoas informações e comentários a respeito do Sistema Único de Saúde e em especial de seu funcionamento e financiamento. Com a sua morte, o IDISA, do qual ele foi fundador e se manteve filiado durante toda a sua existência, com intensa participação, passou a cuidar da Domingueira hoje com mais de 15 mil leitores e agora passa a ter o formato de uma Revista virtual. A Revista Domingueira continuará o propósito inicial de Gilson Carvalho de manter todos informados a respeito do funcionamento e financiamento e outros temas da saúde pública brasileira.

Editores Chefes
Áquilas Mendes
Francisco Funcia
Lenir Santos

Conselho Editorial
Élida Graziane Pinto
Marcia Scatolin
Nelson Rodrigues dos Santos
Thiago Lopes Cardoso campos
Valéria Alpino Bigonha Salgado

ISSN 2525-8583



Domingueira Nº 14 - Abril 2022

Índice

  1. A primavera brasileira e a criação do SUS - por Lenir Santos

A primavera brasileira e a criação do SUS

Por Lenir Santos


A primavera brasileira ocorreu nos anos que antecederam a Constituição de 1988, com o movimento político-social das Diretas Já, a mobilização popular para a anistia, o processo de redemocratização, a instalação de uma assembleia nacional constituinte para instituir um estado democrático de direito destinado a assegurar direitos sociais e individuais, com os da liberdade, do bem-estar e outros valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.

Esse novo pacto político, a Constituição da República Federativa de 1988, era a promessa de nosso welfare que governos europeus implementaram em seus países no pós-guerra, na efervescência das conferências de paz ocorridas ao fim da guerra, unindo nações em torno da paz e do desenvolvimento, com a instituição da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945.

Nessa esteira, em 1948, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, referência mundial do reconhecimento da dignidade e de direitos inalienáveis do ser humano, como a vida, a saúde, a liberdade, ano em que também foi instituída a Organização Mundial da Saúde (OMS) que definiu saúde não como a ausência de doença, mas como um estado de completo bem-estar físico, psíquico, social.

Bastariam a Declaração Universal e a criação da OMS e o conceito biopsiquicossocial da saúde para o reconhecimento pelas nações do direito à saúde e a consequente necessidade de garantir serviços públicos de acesso universal, elevando a saúde para além de objeto de consumo. Se antes os serviços de saúde somente eram acessíveis às pessoas com recursos financeiros, mudou-se essa concepção ao reconhece-la como direito natural do ser humano, integrando ordenamentos jurídicos e definição compreensiva dos fatores determinantes e condicionantes econômico-sociais.

A partir daí diversas democracias europeias consideravam a saúde como serviço público de acesso universal, como é o caso do sistema inglês, estruturado em 1948; do italiano, espanhol, francês, português, criados a seu tempo, que passaram a servir de modelo para outros países.

O Brasil passou a discutir, de modo mais sistematizado, saúde como direito a partir dos anos 1970, com o movimento da reforma sanitária a ganhar corpo pelos ventos da redemocratização e da promessa de instalação de uma assembleia nacional constituinte para dar à Nação uma nova constituição, e pôr fim a de 1967, própria do regime militar, incompatível com um estado democrático de direito.

Na esteira dos movimentos pro-redemocratização, em 1987 criou-se o Programa dos Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde (SUDS), convênio firmado pelos estados e pela União — denominado convênio SUDS — que tornava realidade propostas do movimento da Reforma Sanitária.

Na ocasião, a antevisão da democracia levaram muitos profissionais a ocuparem cargos importantes no governo federal, no Inamps e no Ministério da Saúde, fato que permitiu a instituição do Programa SUDS cujo escopo era a união dos serviços federais do Inamps aos estaduais, garantindo à população acesso universal, até então restritos aos beneficiários da Previdência Social. Era o começo da implantação do SUS em seu sentido principiológico, ainda que só instituído em 1988 pelo artigo 198 da Constituição.

O SUDS ganhou corpo em todos os estados, fazendo surgir lideranças municipais e estaduais, dando voz a especialistas, sanitaristas; expressão ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que, criado em 1982, nem mesmo de uma sala dispunha; e promovendo a criação do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

O SUDS foi de grande importância na Assembleia Nacional Constituinte pelos frutos que estava a dar, demonstrando, na prática, as vantagens de um sistema integrado e descentralizado de saúde. A sua realidade era tal que a própria Lei n° 8.080, de 1990, em seu artigo 50, rezava que o convênio SUDS seria rescindindo na medida em que o seu objeto fosse sendo absorvido pelo SUS. E assim foi.

Por ironia, o governo eleito sob a égide da Constituição da primavera brasileira foi Fernando Collor, a defender bandeira na linha de governos neoliberais que surgiam desde 1979, uma vez que o Brasil adotou o welfare tardiamente, 40 anos após os governos europeus o abraçarem. Pois foi justamente quando os ventos do neoliberalismo de Thatcher com a proposta de revisão dos direitos sociais, a vender a imagem de Estado mínimo, Estado forte, que o SUS começou a ser implantado.

Assim, o SUS, próprio de um estado de bem-estar social, foi sendo organizado e implementado à luz do pensamento neoliberal do Governo Collor que discutia o tamanho do Estado, sem considerar qual Estado necessário para implementar a Constituição Cidadã, sem os adjetivos mínimo, máximo, mas sim qual Estado necessário para cumprir a Constituição e construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais.

A partir do governo Collor, os governos que o sucederam propuseram reformas no aparelho do Estado, tendo a reforma administrativa do Governo FHC trazido mudanças que pouco acresceram na melhoria dos serviços públicos; esses governos também retraíram direitos sociais ao não os implementarem ou implementando-os parcialmente, pela asfixia de seu financiamento, como é o caso da saúde. Assim la nave va até os dias de hoje, entre melhorias que não negamos existirem, mas com muita protelação e mitigação na implementação de políticas públicas sociais.

Ainda que mitigado, o SUS foi se estruturando Brasil afora, sendo lastimável ver o desmantelamento de políticas de saúde, com gestores e dirigentes, que além de desconhecerem o SUS e mal compreenderem o seu papel social perante a população, atuam deliberadamente na desestrutura de seu desenho institucional criando, dentre outros aspectos, animosidade federativa num sistema essencialmente interfederativo. Lastimável porque com um pouco mais do que o SUS teve durante esses 33 anos, ele poderia ser mais qualitativo, mais eficiente, mais suficiente para a população. A pandemia da Covid-19 demonstrou isso. Não precisaria de muito mais do que cumprir o paradigma de seu financiamento dado pelo artigo 55 do ADCT e cumprir o artigo 200 da Constituição e suas oito principais atribuições.

Os males da pandemia da Covid-19 evidenciou o potencial do SUS e deixando patente as boas gestões nos anos anteriores pelas respostas ao enfrentamento da Covid-19. Contudo a sua governança nacional apresentou inumeras vulnerabilidades, tendo ficado claro o poder destrutivo daqueles que não conhecem a organização e o funcionamento do SUS e não comungam de seus ideais consagrados em princípios e diretrizes constitucionais.

O SUS é um sistema de complexa organização e funcionamento jurídico-administrativo e sanitário, que requer obrigatoriamente o conhecimento de suas estruturas e atribuições, fortemente marcadas pela prevenção e integração de serviços em âmbito regional. Infelizmente o SUS corre risco a continuar a ser subfinanciado e desestruturado, ensejando o desânimo daqueles que nele trabalham e militam a seu favor e consequentemente fazendo com que a população não seja atendida em suas necessidades de saúde.

Já passou da hora de considerar de fato que a saúde é direito humano fundamental e que todas as suas ações e serviços, públicos ou privados, são de relevância pública, estando sob resguardo público. Que as autoridades sanitárias reconheçam e se orientem por esses conceitos e a população exerça o seu poder de controle social.


Lenir Santos é advogada sanitarista, doutora em saúde pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa).


Fonte: Artigo publicado na Revista Consultor Jurídico, 8 de abril de 2022.




OUTRAS DOMINGUEIRAS