Apresentação

A Revista Domingueira da Saúde é uma publicação semanal do Instituto de Direito Sanitário - IDISA em homenagem ao Gilson Carvalho, o idealizador e editor durante mais de 15 anos da Domingueira da Saúde na qual encaminhava a mais de 10 mil pessoas informações e comentários a respeito do Sistema Único de Saúde e em especial de seu funcionamento e financiamento. Com a sua morte, o IDISA, do qual ele foi fundador e se manteve filiado durante toda a sua existência, com intensa participação, passou a cuidar da Domingueira hoje com mais de 15 mil leitores e agora passa a ter o formato de uma Revista virtual. A Revista Domingueira continuará o propósito inicial de Gilson Carvalho de manter todos informados a respeito do funcionamento e financiamento e outros temas da saúde pública brasileira.

Editores Chefes
Áquilas Mendes
Francisco Funcia
Lenir Santos

Conselho Editorial
Élida Graziane Pinto
Marcia Scatolin
Nelson Rodrigues dos Santos
Thiago Lopes Cardoso campos
Valéria Alpino Bigonha Salgado

ISSN 2525-8583



Domingueira Nº 21 - Julho 2021

Aprendendo com a pandemia do Sars-Cov2, o novo coronavírus

Por Carmino de Souza


Certamente, este é o momento mais difícil e desafiante jamais enfrentado por muitas gerações. Uma crise sanitária desta dimensão e gravidade sempre foi inimaginável mesmo aos mais atentos e informados dos seres humanos. Eu vivi muitos momentos difíceis na saúde pública ao longo de mais de quatro décadas de profissão como médico e professor universitário. Trabalhei na linha de frente com pacientes com meningite na década de 1970. Atuei no combate à transmissão do vírus HIV através do sangue e hemoderivados nas décadas de 80 e 90. Presenciei, infelizmente, a morte de grande número de pacientes com hemofilias pela transmissão do vírus HIV e da hepatite C através dos hemocomponentes e hemoderivados. Importante salientar que não havia dolo nessa transmissão de doenças pelo sangue. Nesse período, não haviam as técnicas de inativação viral ou produtos recombinantes. Os testes de triagem e diagnóstico destas doenças eram rudimentares e imprecisos.

Trabalhei, como secretário estadual de Saúde do Estado de São Paulo e municipal de Campinas, no enfrentamento de inúmeras doenças infecciosas tais como a cólera e, nesta última década, as arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). Todas estas duras experiências me ajudaram a enfrentar o Sars-Cov-2/Covid-19. Os desafios foram muitos, assim como os aprendizados.

Aprendi que a pandemia uniu muitas especialidades médicas e instituições públicas e privadas. Assisti a enorme solidariedade entre profissionais de saúde, instituições públicas e privadas e de toda a sociedade. Pudemos vivenciar o reconhecimento de nossa coletividade ao trabalho dos profissionais de saúde. Esta imagem positiva jamais havia sido manifestada no passado.

Vimos o SUS ser valorizado como um sistema organizado e fundamental ao enfrentamento desta pandemia. Enfrentar a pandemia do coronavírus sem o SUS seria “a barbárie” em nosso País. Entretanto e infelizmente, em minha opinião, tivemos muitos erros importantes na condução da pandemia.

Lamentavelmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) falhou ao não decretar a pandemia, pelo menos, um mês antes da data em que isto foi definido. Este fato, teria diminuído o fluxo de pessoas e aglomerações ao redor dos portos, aeroportos, etc. A OMS continua falhando em relação à política de vacinação ao redor do mundo.

Não se deveria admitir que países ricos comprassem e/ou armazenassem mais vacinas do que precisam para suas populações enquanto dezenas de outras nações permanecem sem os imunizantes. Faltou a autoridade desejada a um organismo multilateral, trabalho de organização e harmonização dos recursos, que garantissem o acesso universal e simultâneo às vacinas. A vacinas devem ser um bem público e universal, acessível a todos os seres humanos. Todo o esforço mundial no combate à pandemia estará comprometido caso não haja acesso universal aos imunizantes. O uso de máscaras deveria ter sido adotado logo no início da transmissão do vírus. Isto só foi aconselhado e adotado em maio de 2020.

No Brasil, sofremos ainda com a falta de um eficiente comando central e a politização em torno do assunto, bem como o negacionismo e as fake news.

Na assistência à saúde, milhares (ou talvez milhões) de exames de rastreamento, diagnóstico e monitoramento deixaram de ser feitos, havendo um represamento de todos os procedimentos clínicos e cirúrgicos em várias especialidades médicas e da saúde. O Brasil, para evitar um colapso, por exemplo na área da Oncologia, precisará criar urgentemente um programa que avalie a dimensão do problema e procure traçar no âmbito do SUS, em entidades públicas e privadas, estratégias de enfrentamento. Talvez, este seja um novo “tsunami” dentro da saúde pública a ser enfrentado após, ou mesmo, durante a pandemia.

No caso de outras doenças crônicas não transmissíveis, o atraso na ida aos serviços de saúde por diversas causas, entre elas, o medo da pandemia, certamente também vai gerar agravamentos. E o pior, não sabemos quanto tempo conviveremos com “dois sistemas de saúde”: o específico para a Covid-19 e o que cuidará de todos os demais pacientes.

Espero que as lições que a pandemia tem trazido sejam aprendidas a tempo pelas autoridades da área da saúde no Brasil e no mundo.

O fato é que estamos continuamente expostos a doenças vetoriais, zoonoses, endêmicas e/ou sazonais e sabemos que o combate aos vírus não terá fim. Novas ondas, provavelmente com novos vírus ou novas mutações, poderão ocorrer, causando novas ondas de contaminação através do mundo. O envelhecimento da população também agrega novos desafios em tempos de pandemia. Como cuidar e prevenir doenças e agravos em doenças crônicas não transmissíveis? Precisamos estar preparados para enfrentá-las com as melhores estratégias.


Carmino Antonio de Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de Saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020.


Fonte: Artigo publicado no site Hora Campinas em 10 de maio de 2021.




OUTRAS DOMINGUEIRAS