Apresentação

A Revista Domingueira da Saúde é uma publicação semanal do Instituto de Direito Sanitário - IDISA em homenagem ao Gilson Carvalho, o idealizador e editor durante mais de 15 anos da Domingueira da Saúde na qual encaminhava a mais de 10 mil pessoas informações e comentários a respeito do Sistema Único de Saúde e em especial de seu funcionamento e financiamento. Com a sua morte, o IDISA, do qual ele foi fundador e se manteve filiado durante toda a sua existência, com intensa participação, passou a cuidar da Domingueira hoje com mais de 15 mil leitores e agora passa a ter o formato de uma Revista virtual. A Revista Domingueira continuará o propósito inicial de Gilson Carvalho de manter todos informados a respeito do funcionamento e financiamento e outros temas da saúde pública brasileira.

Editores Chefes
Áquilas Mendes
Francisco Funcia
Lenir Santos

Conselho Editorial
Élida Graziane Pinto
Marcia Scatolin
Nelson Rodrigues dos Santos
Thiago Lopes Cardoso campos
Valéria Alpino Bigonha Salgado

ISSN 2525-8583



Domingueira Nº 27 - Agosto 2021

Cuidados paliativos: dignidade e humanidade nos serviços de saúde

Por Carmino de Souza


Devemos reconhecer que as sociedades evoluem e que os maiores desafios estão nas fronteiras do conhecimento e nos temas que são “tabus”. Temas como o aborto, a eutanásia, a autonomia, a autodeterminação, dentre muitos outros, mesmo estando inseridos na Saúde não são exclusivos de nossa área e sim são temas onde toda a sociedade deve discutir e decidir sobre o que é melhor dentro de seu estágio de desenvolvimento social, cultural, científico etc. Eu considero os cuidados paliativos (CP) como uma destas áreas de fronteira e onde se tem buscado o melhor entendimento e desenvolvimento de suas práticas. Tenho consciência que tanto os profissionais como a sociedade como um todo enxergam, muitas vezes, de maneira equivocada os CP. O senso comum é que os CP são cuidados do “final da vida”, que “se contrapõem aos tratamentos convencionais (ou/ou) ”, são “barreiras para os encaminhamentos” ou podem “diminuir a esperança dos pacientes e familiares para o futuro”.

Estes pontos estão equivocados e devem ser esclarecidos.

Pela definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), os CP devem ter “assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares diante de uma doença ou agravo que ameace a continuidade da vida por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”. Podemos de maneira didática assinalar nove pontos fundamentais aos CP: 1- promover o alívio da dor e de outros sintomas desagradáveis; 2- afirmar a vida e considerar a morte como um processo normal da própria viva; 3- não acelerar ou adiar a morte; 4- integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado do paciente; 5- oferecer um sistema de suporte que possibilite ao paciente viver tão ativamente quanto possível até o momento da morte; 6- oferecer sistema de suporte para auxiliar os familiares durante a doença e enfrentar o luto; 7- garantir abordagem multiprofissional para focar as necessidades dos pacientes e seus familiares, incluindo acompanhamento do luto; 8- melhorar a qualidade de vida e influenciar positivamente o curso da doença; 9- iniciar os CP o mais precocemente, juntamente com outras medidas terapêuticas*.

No âmbito da cidade de Campinas temos o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) ligado ao Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Este serviço é desconhecido por grande parte de nossa sociedade, mas posso garantir ser um orgulho pela competência e compromisso com pacientes portadores das mais diversas limitações clínicas e/ou de outras ordens. O SAD acompanha centenas de pacientes em suas residências promovendo assistência integral tanto em termos profissionais como materiais. É um dos serviços mais importantes prestados de modo silencioso e singular. Certamente, temos “dois Hospitais” de pacientes internados em suas casas sob cuidados do SAD.

Quando falamos em CP, temos longos caminhos a percorrer mesmo no campo dos profissionais de saúde.

Certamente, precisamos consolidar conceitos, estimular a criação de mais serviços, fomentar estudos voltados às diversas áreas do conhecimento, orientar e criar normas técnicas, éticas e legais; inserir os CP nos cursos de graduação (não só da saúde) e residências médica e multiprofissional; e definir diretrizes através do Ministério da Saúde e entidades de classe mantendo, assim, o estado-da-arte nos vários campos de ação. Enfim, devemos fazer um enorme esforço para a divulgação dos conceitos mais modernos a todos, promover cursos e treinamentos aos profissionais e a sociedade, treinamentos e conscientização das equipes para o adequado e temporâneo encaminhamento, integração das atividades ambulatoriais e hospitalares e, finalmente, técnicas de enfrentamento para o stress e burnout das equipes assistenciais no cuidado de pacientes com doença terminal.

Os CP são fundamentais à qualidade de vida de pacientes independente da expectativa de vida.

Temos situações, e não são raras, de pacientes que deverão ter cuidados paliativos por toda a sua longa vida. Daí a razão de dizer que CP é a técnica de enfrentamento das consequências de doenças ameaçadoras da vida e não simplesmente cuidados com pacientes terminais. Importante reforçar que, os CP são fundamentais para a vida, com qualidade e felicidade, independentemente do tempo. Não há qualquer contradição ou antagonismo entre uma abordagem adequada de CP e os tratamentos específicos a serem utilizados. Eles devem estar integrados e serem complementares buscando sempre dar vida com qualidade ao paciente.

O termo “cuidados paliativos” não deve causar medo ou apreensão aos pacientes e aos profissionais de saúde.

Ao contrário, esta prática é carregada de humanidade. Eu sempre digo que a beleza de nosso trabalho está em promover saúde a uma comunidade inteira, mas cuidar singularmente dos seres humanos em suas necessidades e angústias individuais. Os CP são certamente, um grande avanço civilizatório e estarão cada vez mais incorporados aos cuidados de saúde, praticamente em todas as áreas do conhecimento.

*Este texto teve a importante contribuição dos membros do Comitê de Cuidados Paliativos da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) da Associação Médica Brasileira (AMB).


Carmino Antonio De Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020


Fonte: Artigo publicado no site Hora Campinas em 09 de agosto de 2021.




OUTRAS DOMINGUEIRAS