Apresentação

A Revista Domingueira da Saúde é uma publicação semanal do Instituto de Direito Sanitário - IDISA em homenagem ao Gilson Carvalho, o idealizador e editor durante mais de 15 anos da Domingueira da Saúde na qual encaminhava a mais de 10 mil pessoas informações e comentários a respeito do Sistema Único de Saúde e em especial de seu funcionamento e financiamento. Com a sua morte, o IDISA, do qual ele foi fundador e se manteve filiado durante toda a sua existência, com intensa participação, passou a cuidar da Domingueira hoje com mais de 15 mil leitores e agora passa a ter o formato de uma Revista virtual. A Revista Domingueira continuará o propósito inicial de Gilson Carvalho de manter todos informados a respeito do funcionamento e financiamento e outros temas da saúde pública brasileira.

Editores Chefes
Áquilas Mendes
Francisco Funcia
Lenir Santos

Conselho Editorial
Élida Graziane Pinto
Marcia Scatolin
Nelson Rodrigues dos Santos
Thiago Lopes Cardoso campos
Valéria Alpino Bigonha Salgado

ISSN 2525-8583



Domingueira Nº 28 - Julho 2022

Índice

  1. A preocupação (sem pânico) com a Monkeypox - por Carmino de Souza

A preocupação (sem pânico) com a Monkeypox

Por Carmino de Souza


Sequência do genoma do Monkeypox virus, causador da varíola dos macacos. Foto: Reprodução

Temos visto e assistido com alguma preocupação as notícias relacionadas a introdução no Brasil de mais uma doença infecciosa de causa viral denominada “monkeypox”. Foi inicialmente chamada de “varíola dos macacos”, mas esta denominação deve ser evitada pois carrega a ideia de que os primatas não humanos são causa desta transmissão e disseminação da doença.

Assistimos o quanto isto foi ruim aos macacos quando do surto da febre amarela há alguns anos e quando vimos com tristeza alguns deles serem alvos de violência e morte. Infelizmente, os macacos também foram vítimas desta arbovirose silvestre.

A monkeypox é uma zoonose (doenças transmitidas por animais) endêmica na África Central e Ocidental e mais concentrada na República Democrática do Congo.

Embora tenha sido identificada por acaso primeiramente (década de 1950) em macacos de experimentação, os dados disponíveis no momento sugerem que a transmissão ocorre a partir de roedores infectados e que talvez estes roedores sejam os seus reservatórios naturais.

A transmissão desta doença de humanos para humanos já foi reportada em regiões da bacia do Congo na África Central. Esta transmissão parece ocorrer em cerca de 30% dos casos e durante o contato muito próximo com a pessoa infectada através, possivelmente, de fluidos corporais.

Pequenos focos de casos foram relatados desde os anos 2000 nos Estados Unidos da América e em viajantes de vários continentes que estiveram na África anteriormente ao diagnóstico. Entretanto, neste ano de 2022, o número de casos aumentou de maneira preocupante principalmente nos países não endêmicos europeus (com grande número na Inglaterra), mas também em países das Américas, incluindo o Brasil, e Oceania. Existem dois clones virais distintos de gravidades diversas: o clone da África Ocidental, menos grave e com taxas de mortalidade inferior a 1% e da África Central, mais grave, com taxas de letalidade de até 11% em crianças não vacinadas.

A monkeypox é uma zoonose evitável por vacinas. Como o vírus monkeypox é intimamente relacionado ao vírus que causa a varíola (smallpox), as vacinas utilizadas para a varíola também podem proteger contra a monkeypox.

Dados relatados da África, sugerem que a vacina contra a varíola é, pelo menos, 85% eficaz na prevenção da monkeypox, é claro, quando administrada antes da exposição. O Brasil é um país livre da varíola há várias décadas (desde 1973) e isto se deveu a utilização em massa da vacina. Em 1980, a utilização da vacina no Brasil cessou devida a erradicação da doença no mundo. Assim crianças nascidas a partir de 1980 no Brasil não foram imunizadas contra a varíola. O efeito protetor da vacina para varíola é longo, mas, provavelmente, neste momento, a maioria de nossa população deve estar susceptível à varíola.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que, independentemente do fornecimento da vacina, a vacinação em massa não é necessária nem recomendada para a monkeypox. A disseminação de pessoa para pessoa pode ser controlada pela descoberta e diagnóstico precoce dos casos, com o isolamento e o rastreamento de contatos.

Todas as decisões sobre imunização com vacinas contra Monkeypox devem ser baseadas em uma avaliação de riscos e de benefícios, caso a caso e por especialistas neste assunto. A profilaxia com vacinas antes da exposição ao vírus é recomendada apenas para profissionais de saúde com alto risco de exposição, pessoal de laboratório que trabalha com o vírus, pessoal de laboratório clínico que realiza testes de diagnóstico para varíola e membros da equipe de resposta, dentro do sistema de saúde.

Importante salientar que além de não ser necessária a vacinação em massa, a disponibilidade de vacinas no mundo é, no momento, muito pequena e os custos desta vacina, também neste momento, é muito alto, podendo chegar a U$100 por aplicação, sendo necessária duas aplicações por pessoa imunizada. Assim, as vacinas devem ser reservadas para situações em que sejam realmente necessárias.

Outro dado muito importante e que deve ser de conhecimento público, é que todos os casos, até o momento, tiveram boa evolução e têm sido acompanhados, rigorosamente, pelas vigilâncias epidemiológicas dos respectivos municípios com o apoio dos Estados e do Ministério da Saúde.

Importante reforçar as medidas de prevenção:
1- evitar o contato próximo e/ou íntimo com pessoas potencialmente, doentes;
2- evitar o contato com qualquer material tais como roupas de cama, toalhas, roupas pessoais etc. de pessoa doente
3- higienização constante das mãos com água e sabão bem como a utilização do álcool em gel.

É claro que estaremos, como profissionais e gestores de saúde, atentos a todos os movimentos epidemiológicos desta nova doença. Mas, diferentemente do que vivemos na pandemia do SarsCov2/Covid-19, não há motivo para pânico ou maiores preocupações por parte da população. As comunicações de risco sobre esta doença serão feitas regularmente. Caso haja alguma modificação destas orientações, a população, através dos meios seguros e corretos de comunicação, será informada.


Carmino Antônio De Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020.


Fonte: HoraCampinas 18 de julho de 2022




OUTRAS DOMINGUEIRAS