Apresentação

A Revista Domingueira da Saúde é uma publicação semanal do Instituto de Direito Sanitário - IDISA em homenagem ao Gilson Carvalho, o idealizador e editor durante mais de 15 anos da Domingueira da Saúde na qual encaminhava a mais de 10 mil pessoas informações e comentários a respeito do Sistema Único de Saúde e em especial de seu funcionamento e financiamento. Com a sua morte, o IDISA, do qual ele foi fundador e se manteve filiado durante toda a sua existência, com intensa participação, passou a cuidar da Domingueira hoje com mais de 15 mil leitores e agora passa a ter o formato de uma Revista virtual. A Revista Domingueira continuará o propósito inicial de Gilson Carvalho de manter todos informados a respeito do funcionamento e financiamento e outros temas da saúde pública brasileira.

Editores Chefes
Áquilas Mendes
Francisco Funcia
Lenir Santos

Conselho Editorial
Élida Graziane Pinto
Nelson Rodrigues dos Santos
Thiago Lopes Cardoso campos
Valéria Alpino Bigonha Salgado

ISSN 2525-8583



Domingueira nº 42 - Dezembro 2025

Índice

  1. Um rosto: uma humanidade - por Lenir Santos e equipe IDISA

Um rosto: uma humanidade

Por Lenir Santos e equipe IDISA


Na medida do tempo convencionada pela humanidade, chegamos novamente ao fim de um ciclo e o início de outro, com o coração cheio de novas esperanças como se reiniciássemos a vida, que nos oferece novas oportunidades e esperanças de bem fazer. Não é por nada que o fim do ciclo coincide com o espírito do Natal, que exige reflexão sobre a bondade.

Assim se vai o ano de 2025 e outro se inicia e todos nós nos olhamos cheio de fé em nosso corações, que fica com o sabor de perdão pelo que não pode ser.

Foi e é assim na saúde, no SUS. Queremos continuar nossas batalhas internas e externas em prol de um sistema de saúde que atende humanamente todas as pessoas e olhe para cada uma delas individualmente com o olhar de ver toda a humanidade. O SUS é isso: uma humanidade em cada olhar e em cada gesto.

O SUS requer, como diz Saint-Exupery, que cada ser humano seja responsável pelo todo. E “sinta vergonha diante de uma miséria que não parece depender de si. E tenha orgulho de uma vitória obtida pelos camaradas. Sentir-se colocando uma pedra, que contribui para a construção do mundo”.

É com esse espírito de solidariedade que o IDISA deseja que, a cada ciclo, tenhamos força e fé na construção do ano seguinte, independentemente das dificuldades passadas, que nos traz a força do renascimento, forjado no que já construímos.

É essa é a crença do Instituto de Direito Sanitário Aplicado – IDISA.

Bom Natal e bom Ano novo também!

Lenir Santos e equipe IDISA




OUTRAS DOMINGUEIRAS