Apresentação

A Revista Domingueira da Saúde é uma publicação semanal do Instituto de Direito Sanitário - IDISA em homenagem ao Gilson Carvalho, o idealizador e editor durante mais de 15 anos da Domingueira da Saúde na qual encaminhava a mais de 10 mil pessoas informações e comentários a respeito do Sistema Único de Saúde e em especial de seu funcionamento e financiamento. Com a sua morte, o IDISA, do qual ele foi fundador e se manteve filiado durante toda a sua existência, com intensa participação, passou a cuidar da Domingueira hoje com mais de 15 mil leitores e agora passa a ter o formato de uma Revista virtual. A Revista Domingueira continuará o propósito inicial de Gilson Carvalho de manter todos informados a respeito do funcionamento e financiamento e outros temas da saúde pública brasileira.

Editores Chefes
Áquilas Mendes
Francisco Funcia
Lenir Santos

Conselho Editorial
Élida Graziane Pinto
Marcia Scatolin
Nelson Rodrigues dos Santos
Thiago Lopes Cardoso campos
Valéria Alpino Bigonha Salgado

ISSN 2525-8583



Domingueira Nº 48 - Dezembro

O SUS na próxima década

Chegamos ao final do ano de 2022 após tantas lutas, expectativas e esperanças de um governo novo, uma sociedade melhor, a volta a normalidade da política. Na saúde são muitas as tarefas para a reorganização do SUS tanto pelas sequelas da Covid como pelos problemas com a sua governança e gestão. Apesar de todos essas dificuldades, o SUS segue como sobrevivente das mazelas que lhe são impingidas, em especial a do seu subfinanciamento.

Durante o período eleitoral, foram apresentadas várias propostas para o SUS a partir de 2023, o que demonstra que seus pontos altos tanto quanto suas dificuldades são do conhecimento de muitos, como o acesso universal ao atendimento integral que tropeça na falta de serviços adequados, no subfinanciamento. A atenção primaria que deveria ser mais do que porta de entrada principal do SUS, atuando prioritária e ativamente desde o nascimento, com a inscrição do nascituro no SUS ao lado da certificação notarial de seu nascimento. Uma das estratégias para que todos os cidadãos e as cidadãs tenham cadastro no SUS na próxima década, a partir da atenção primária, e possam assim, de modo ativo, ser acompanhadas pelos profissionais de saúde quanto à prevenção e promoção de sua saúde.

Com a esperança de dias melhores, do fortalecimento do SUS e de nova gestão efetiva e coerente aos seus princípios constitucionais, o Idisa finaliza o ano de 2022, com a publicação consolidada de artigos sobre o SUS na próxima década e com o relatório final da Comissão que atuou na transição da saúde e deseja a nova Ministra da Saúde, Nísia Trindade, uma saudável gestão.

Boas festas, bom Ano Novo, boa saúde aos nossos leitores e leitoras.

Veja documento na íntegra




OUTRAS DOMINGUEIRAS