Notícias

01/Fev/2019

16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8)

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará entre os dias 4 e 7 de agosto a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). O evento, que será promovido em Brasília, tem como tema "Saúde e Democracia" e se configura como um resgate da memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde - considerada um marco para a fundação do Sistema Único de Saúde (SUS).

As etapas municipais preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde já começaram e serão realizadas até o dia 15 de abril. A participação da comunidade é fundamental para ampliar as discussões sobre a saúde pública e para se estabelecer as prioridades e demandas locais.

Nestas etapas serão definidas as propostas que devem ser apresentadas nas conferências estaduais, programadas para acontecerem de 16 de abril a 15 de junho. Nas conferências municipais serão eleitos também, de forma paritária, os delegados e as delegadas que participarão das etapas estaduais.

Para participar das conferências municipais de saúde é necessário entrar em contato com os conselhos municipais de saúde e/ou secretarias municipais de saúde de cada cidade. Em breve, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai divulgar um balanço das conferências realizadas, além de divulgar outras agendas.

Os debates realizados nestas etapas preparatórias devem contribuir para a formulação das políticas de saúde municipais e estaduais, ao mesmo tempo em que as propostas de cunho nacional serão levadas para deliberação na etapa nacional da 16ª Conferência (8ª + 8), realizada pelo Conselho Nacional de Saúde.

Com o tema central “Democracia e Saúde”, a 16ª Conferência tem os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. O documento que deve apoiar os debates em todas as etapas aborda as questões relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos.

☑ Documento Orientador da 16ª Conferência Nacional de Saúde: https://goo.gl/fhrkdM

Saiba tudo sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) pelo site: http://conselho.saude.gov.br/16cns/ ou pelo evento no Facebook