Notícias

28/Nov/2018

30 anos de SUS. Que SUS para 2030?

O Relatório "30 anos de SUS. Que SUS para 2030?", publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), pretende destacar importantes conquistas do SUS e apresentar recomendações estratégicas que possam subsidiar presentes e futuros gestores do SUS para o alcance das metas dos ODS em 2030.

Esta iniciativa busca contribuir a responder perguntas como: Quais são os resultados de 30 anos de SUS? Que conhecimentos foram acumulados? Quais foram as experiências mais exitosas e inovadoras? Quais são os desafios do SUS para o ano de 2030? Que ações, estratégias e transformações são necessárias para preparar o SUS para estes desafios?

Para a construção dessas respostas, que estão permeadas ao longo deste Relatório, optou-se por percorrer um caminho metodológico considerando: (1) o diálogo e a escuta qualificada com parceiros e atores estratégicos; (2) os documentos técnicos e resoluções dos corpos diretores da OPAS/OMS; (3) as evidências científicas disponíveis. Esses três sustentam todas as análises e as recomendações produzidas neste documento.

Confira o Relatório 30 anos de SUS. Que SUS para 2030? AQUI