Notícias

06/Fev/2018

Manual Ebook de Assistência Farmacêutica no Estado de São Paulo: Responsabilidade dos três entes federativos do SUS

A Faculdade de Saúde Pública da USP publicou o manual ebook de ‘Assistência Farmacêutica no Estado de São Paulo: Responsabilidade dos três entes federativos do SUS‘, dos autores Adriane Lopes Medeiros, Nicolina Silvana Romano-Lieber e Oswaldo Yoshimi Tanaka.

A Assistência Farmacêutica constitui um dos elementos fundamentais para estruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), configurando-se como um sistema de apoio, caracterizado pela prestação de serviços comuns, transversais, a todas as redes. Quando bem estruturada, contribui para aumentar sua resolubilidade e legitimar as linhas de cuidado.

A integração da Assistência Farmacêutica às Redes implica no desenvolvimento de ações estruturantes nos três níveis de governo. O acesso ao medicamento deve estar acompanhado de estratégias para o seu uso racional, que proporcionem a melhor resposta terapêutica aos pacientes com os menores custos para o SUS; deve-se buscar o incremento da qualidade dos serviços prestados e o aperfeiçoamento dos processos de gestão, que subsidiem a definição de prioridades e estratégias para seu aprimoramento e, fundamentalmente, deve haver sinergia entre as ações das esferas de gestão, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade
de vida da população.

A obra aborda o modelo lógico da Assistência Farmacêutica no SUS, o painel de indicadores para avaliação da Assistência Farmacêutica no estado de São Paulo, dentre outros aspectos.

Confira aqui o Manual

FONTE: http://www.cosemssp.org.br/noticias/manual-ebook-de-assistencia-farmaceutica-no-estado-de-sao-paulo-responsabilidade-dos-tres-entes-federativos-do-sus/