Notícias

18/Mar/2021

MPF e MP pedem à Petrobrás reabertura da Fafen para produzir oxigênio hospitalar

Fafen tem capacidade de produzir de 350 mil a 750 mil metros cúbicos de oxigênio hospitalar por dia

Diante do risco da falta de oxigênio para o tratamento de pacientes com covid-19, o MPF (Ministério Público Federal) e o MP-PR (Ministério Público do Paraná) enviaram ofício conjunto à Petrobrás, ao governo do Paraná, ao Ministério da Saúde e à FUP (Federação Única dos Petroleiros) solicitando a reativação da Fafen-PR (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os órgãos têm três dias para responder o ofício. De acordo com os MPs, a Fafen tem capacidade de produzir de 350 mil a 750 mil metros cúbicos de oxigênio hospitalar por dia. Como comparação, só o consumo nas UPAs de Curitiba saltou nos últimos dias de 420 metros cúbicos para 3,5 mil metros cúbicos por dia. A Fafen-PR foi fechada sob a alegação de que dava prejuízo – o rombo em 2019 no caixa da fábrica foi de R$ 250 milhões. "O MPF e o MP explicam que a reativação da Fafen-PR e a consequente produção de oxigênio hospitalar podem evitar que várias vidas deixem de ser ceifadas por asfixia, enfatiza a nota conjunta.

No Paraná, o problema maior não é a produção do gás em si, mas a falta de cilindros para reposição. No último final de semana, três cervejarias da região sudoeste do estado cederam seus cilindros, paralisando a produção, para evitar que o hospital da cidade de Clevelândia colapsasse.

Fonte: Notícia publicada dia 18 de março em O Paraná.