Notícias

15/Fev/2019

Rede Conasems-Cosems lança documento para a Regionalização da Saúde

Governança, Planejamento Ascendente, Rede de Atenção à Saúde e Modelos de Atenção são temáticas que permeiam o documento

Ao longo dos trinta anos do SUS, o planejamento, as responsabilidades de cada ente, a gestão e os conceitos de governança têm sido discutidos e apresentam uma evolução permanente. O tema-destaque dessas discussões é a Regionalização da Saúde, que pode ser considerada como instrumento para melhorar a disposição, distribuição técnica e espacial dos serviços, visando cobertura e acesso da população às ações de saúde.

Como estratégia para fortalecer e preparar os gestores municipais de saúde para os processos relacionados a Regionalização, o Conasems desenvolveu um documento que traz posicionamentos, orientações, apresenta uma síntese inicial das observações e reflexões da gestão municipal nos seus diversos foros de discussão da política de saúde sobre o modelo de atenção, regiões de saúde, governança e planejamento no SUS. O documento foi construído em conjunto com secretários de saúde de todas as regiões do país e aprovado em CONARES e pela Diretoria.

O objetivo é apoiar a pauta de reuniões e eventos durante o primeiro semestre de 2019, tanto nacionalmente como nas regiões de saúde, com comunicação apoiada em diversas publicações impressas e eletrônicas (Confira o painel de apoio à Gestão, com dados dos municípios).

Confira aqui o documento na íntegra

FONTE: www.conasems.org.br