Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Como deixar os jovens seguros

18 de setembro de 2014
 
Programa de educação no trânsito tem motoristas entre 20 e 29 anos como foco e premiará quem tiver desempenho exemplar
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país em número de mortes no trânsito, com mais de 40 mil vÍtimas por ano. Um quarto dos acidentes fatais envolvem adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos. Em Brasília, segundo dados do Ministério da saúde, foram 533 mortes no trânsito em 2012, sendo que 27% das vítimas pertencia a faixa etária de 20 a 29 anos.
 
Com base nesses dados alarmantes, a fabricante de pneus Michelin iniciou um programa de educação no trânsito intitulado "Best Driver". Para conscientizar os motoristas mais jovens, serão ministrados talk shows em 15 universidades no país, localizadas em sete capitais, além de Brasília. Aqui, os eventos, realizados na UnB e no UniCeub, contarão com a participação do especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati, além dos pilotos Ricardo Dilser e Cacá Clauset, que farão debate com o público. Em cada instituição também foi instalado um simulador que testa a performance dos estudantes.
 
Além dos talk shows, 130 alunos de cada instituição poderão participar de um teste valendo prêmios. No carro desses estudantes serão instalados aparelhos de telemetria capazes de avaliar acelerações, frenagens, curvas e velocidades, que combinados totalizam 16 indicadores de desempenho do motorista. Com base nos dados apurados, os participantes serão classificados em uma escala de zero a 100. Quanto maior a pontuação, mais segura a direção.
 
O maior pontuador de cada uma das 15 universidades ganhará tablet e uma viagem para assistir a tradicional prova de Le Mans em São Paulo, em 29 e 30 de novembro. E quem tiver a maior pontuação do Brasil receberá um carro zero km.
 
Na UnB, o talk show será realizado hoje, dia 18, em dois horários, às 10h e às 14h, no auditório Roberto Salmeron, na Faculdade de Tecnologia. No UniCeub, a palestra será na quarta-feria, dia 24 de setembro, no auditório do Bloco 1, às 10h e às 19h.
 
Comportamento de risco 27% dos jovens dirigiu carro ou moto após a balada38% não se lembra do que aconteceu na noite57% pegou carona com alguém embriagado56% pretende ficar bêbado quando vai às baladasFonte: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Chances de morte 36,4% Motociclistas25,6 Pedestres33,6 Ocupantes de automóveis4,3% CiclistasFonte: Ministério da Saúde
 
Fonte: Correio Braziliense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade