Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Exames para tuberculose começam na 3ª

Ricardo Brandt
 
Começam na terça-feira as consultas e os exames nos nascidos entre janeiro e junho na ala 3 da maternidade do Hospital Madre Theodora, em Campinas, para identificação de possíveis casos de tuberculose. A medida foi anunciada ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, após a contaminação pela doença de três bebês nascidos na unidade.
 
Serão analisadas 354 crianças que passaram pela ala e tiveram contato com uma técnica em enfermagem que tinha a doença. Apontada como foco do surto investigado, ela foi afastada e está sendo tratada.
 
É o segundo caso no mundo descrito na literatura médica de transmissão inter-hospitalar de tuberculose em recém-nascidos - o primeiro ocorreu na Itália. As três crianças contaminadas foram diagnosticadas em agosto e estão sob tratamento.
 
Os pais dos 354 bebês receberam cartas convocando para os exames. Os testes serão em uma clínica particular. Segundo o hospital, todas as famílias dessa primeira fase de exames receberam a notificação. Em uma segunda etapa, outras mil crianças que nasceram no mesmo período, mas que não tiveram, pelos registros, contato direto com a enfermeira que transmitiu a doença, serão chamadas e avaliadas.
 
O diretor do Madre Theodora, Sérgio Luiz Ponciano, explicou que, após as consultas e os resultados dos exames, se for constato algum novo caso de contaminação, essas crianças passarão por tratamento durante pelo menos dois anos.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade