Apresentação

A Revista Domingueira da Saúde é uma publicação semanal do Instituto de Direito Sanitário - IDISA em homenagem ao Gilson Carvalho, o idealizador e editor durante mais de 15 anos da Domingueira da Saúde na qual encaminhava a mais de 10 mil pessoas informações e comentários a respeito do Sistema Único de Saúde e em especial de seu funcionamento e financiamento. Com a sua morte, o IDISA, do qual ele foi fundador e se manteve filiado durante toda a sua existência, com intensa participação, passou a cuidar da Domingueira hoje com mais de 15 mil leitores e agora passa a ter o formato de uma Revista virtual. A Revista Domingueira continuará o propósito inicial de Gilson Carvalho de manter todos informados a respeito do funcionamento e financiamento e outros temas da saúde pública brasileira.

Editores Chefes
Áquilas Mendes
Francisco Funcia
Lenir Santos

Conselho Editorial
Élida Graziane Pinto
Nelson Rodrigues dos Santos
Thiago Lopes Cardoso campos
Valéria Alpino Bigonha Salgado

ISSN 2525-8583



Domingueira nº 14 - Abril 2026

Índice

  1. TRIBUTO AO NELSÃO: 90 ANOS DE HUMANIDADES - por Lenir Santos

TRIBUTO AO NELSÃO: 90 ANOS DE HUMANIDADES

Por Lenir Santos


Há 90 anos, no dia 20 de abril, nascia em Batatais, SP, Nelson Rodrigues dos Santos, que após cursar medicina na USP, dedicou-se à saúde pública. Conhecido como Nelsão, que entre família, amigos, voltou a sua vida para a defesa da saúde como direito humano. Participou na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e todas as suas lutas. Por isso falar em Nelsão é associar a sua trajetória de vida à da saúde brasileira.

Participou há mais de três décadas da criação do Instituto de Direito Sanitário Aplicado, Idisa, junto com Guido Ivan de Carvalho, Gilson Carvalho, Lenir Santos, onde continua a sua militância pela saúde até os dias de hoje.

Mas falar de Nelsão é falar primordialmente em humanidades. Humanidades, esperança. No convívio com ele o que sobressai é o seu humanismo, é a sua capacidade de enxergar em cada rosto, o rosto de toda a humanidade, como dizia Saint-Exupery em "Terra dos Homens". É não ter inimigos por ver a nobreza da vida em todas as pessoas.

Esse é o Nelsão com quem convivemos na vida das amizades e na vida das buscas por uma sociedade melhor. Com ele aprendemos sem sermos formalmente ensinados, apenas pelos gestos e palavras , porque ele é um homem que armazena afetos, que vê bondade em todas as pessoas, e, em cada um, uma centelha de esperança de um mundo melhor.

Salve Nelsão, amigo, companheiro de lutas, homem de fé, humanidades e esperança!

IDISA - Instituto de Direito Sanitário





OUTRAS DOMINGUEIRAS