Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Médicos encontram desorganização e filas no início do trabalho

Maratona de atendimentos, postos de saúde em situação precária e falta de organização têm marcado a estreia de profissionais do Mais Médicos em três capitais do Nordeste.
 
Por outro lado, apesar das longas filas, os pacientes elogiam esses reforços nos postos de saúde, alguns deles havia meses sem um médico.
 
'Podemos trazer médico até da China', diz ministro Padilha
Falta consistência ao programa Mais Médicos, diz brasileiro da OMS
 
A Folha encontrou esse cenário ao visitar ontem unidades nas periferias de Fortaleza, Recife e Salvador.
 
Na capital baiana, o médico Ernesto Tironi, 52, pede à reportagem: "Não sou o salvador da pátria e a nossa conversa não pode demorar", diz, diante de um corredor lotado de pacientes em fila.
 
Um deles é a dona de casa Jaciara Almeida, 37, que eleva o tom de voz ao perceber a presença da reportagem: "Eu ainda não fui atendida. Veja isso aqui, falta estrutura".
 
Com mofo e vazamentos, o novo local de trabalho de Tironi precisa de reforma, afirma a própria prefeitura. A promessa é que as obras comecem em outubro: reparos no teto, pintura e troca de móveis.
 
Apesar dos problemas, o médico afirma que dá para cumprir o objetivo de 32 consultas em oito horas diárias. "A estrutura que você vai encontrar por aí é parecida, algumas um pouco melhor, algumas um pouco pior."
 
Clínico geral, ele ouve queixas dos pacientes, pede exames e encaminha o atendido para especialistas. A maioria dos casos são de febre, diarreia e pessoas "vomitando ou com dores".
 
O Mais Médicos foi o caminho encontrado por Tironi para voltar a viver com a família em Salvador, já que passou os últimos 13 anos rodando de segunda a quinta por municípios do interior da Bahia.
 
Em Fortaleza, o primeiro dia do mineiro Isaías Arcanjo, 44, foi de "improviso". Só de manhã, 15 pessoas passaram por seu consultório.
 
O posto onde ele está não tem problemas de estrutura, mas faltam médicos. Das três equipes de Saúde da Família, só uma tinha médico. Sua chegada só atenuou o deficit.
 
Arcanjo reclama da desorganização. "Não tenho prontuário. Pedi um papel em branco para fazer um prontuário. As pessoas precisam de histórico, elas voltam, tem de acompanhar. Se prescrevo um remédio, tenho que saber se esse remédio funcionou."
 
A Prefeitura de Fortaleza informou que está implantando um sistema de prontuário eletrônico em todas as unidades.
 
VIDA NOVA NA CAPITAL
 
Ao contrário de Tironi e Arcanjo, Sérgio Veloso, 64, estranhou a estrutura refrigerada e limpa e a farmácia completa na unidade na zona leste do Recife, onde a equipe que agora comanda estava sem médico havia oito meses.
 
"Nunca vi um posto tão organizado", disse, após dez anos em locais precários no interior do Estado. Sua queixa é com o transporte: há poucos ônibus que chegam à periferia onde está trabalhando.
 
Situação pior é a da unidade de Santo Amaro, região central do Recife, onde a única médica do programa apresentou atestado médico e nem começou a trabalhar.
 
"A gente não tem banheiro funcionando, não tem como enxugar a mão, não tem nem copo para tomar água. É bronca", disse a enfermeira Cláudia Araújo, no posto há mais de três anos. O local não tem nem bebedouro.
 
A Prefeitura do Recife diz que a unidade está na lista para reforma, "mas que, no momento, há outras unidades que têm prioridade".
 
Falta de estrutura, filas e desorganização à parte, os pacientes comemoram a chegada dos novos médicos.
 
Em Salvador, a dona de casa Maria Nilza, 58, diz que já existe uma "boa melhora no serviço". "Geralmente, é preciso amanhecer o dia aqui para conseguir uma ficha. Hoje [ontem], foi fácil."
 
No Recife, a mesma sensação. "Era muito devagar [o atendimento]. Agora 'bora' ver como vai ser. O pessoal comenta que deve melhorar", disse Amara Pereira, 62.
 
Fonte: Folha de São Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade