Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Após acordo, CFM diz que manterá críticas ao Mais Médicos

11 de outubro de 2013
 
Presidente do conselho afirma que vai fiscalizar a atuação dos estrangeiros, mas não sabe como será o procedimento
 
Lígia Formenti
 
O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto D'Avila, afirmou que a entidade vai continuar fazendo críticas ao programa Mais Médicos, apesar do apoio à aprovação do projeto de conversão da Medida Provisória. O acordo entre governo e a entidade foi duramente criticado por parlamentares contrários ao projeto e considerado essencial para aprovação do projeto na Câmara. O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (DEM-GO), em discurso no Plenário, classificou a decisão como traição.
 
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados na quarta e agora segue para avaliação no Senado. A expectativa é de que a tramitação no Congresso seja concluída na próxima semana. Um acordo foi firmado entre governo e parlamentares das duas Casas para que o texto não sofra alterações no Senado.
 
Numa entrevista coletiva concedida ontem, D'Avila afirmou que o acordo foi a saída possível diante de um mal maior, que seria a criação de um fórum sobre recursos humanos na área da saúde. "Seria uma espécie de agência controladora, que reduziria os poderes não só do conselho, mas traçaria as diretrizes da residência. Até a definição de ato médico poderia ser alterada", justificou.
 
Mesmo com o acordo e admitindo que a entidade estava sem alternativas, ele disse não considerar que o governo saiu vitorioso. "Eles tiveram de fazer várias modificações, boa parte delas, que atendem aos nossos interesses", entre elas, o compromisso da criação de uma carreira de médicos para atuar na rede pública e maior aporte de recursos. O fato de a competência da concessão do registro de médicos formados no exterior do programa ter sido transferida para o Ministério da Saúde não foi considerada um problema. D'Ávila afirmou que a entidade vai fiscalizar a atuação dos estrangeiros, mas não sabe o procedimento que será adotado no caso de eventuais processos abertos contra esses profissionais. "Talvez tenhamos de levar essa questão à Justiça", disse.
 
Twitter. A presidente Dilma Rousseff agradeceu ontem aos deputados pela aprovação da Medida Provisória que institui o programa Mais Médicos. Pelo twitter, Dilma escreveu que o objetivo do governo é levar saúde a quem mais precisa.
 
"Agradeço aos deputados federais pela aprovação da MP do Mais Médicos. Agora, a MP do Mais Médicos vai para o Senado. Nosso objetivo com o Mais Médicos é levar saúde a quem mais precisa, à população carente das periferias de grandes cidades e ao interior do País".
 
Objetivo
 
"Nosso objetivo com o Mais Médicos é levar saúde a quem mais precisa, à população carente das periferias de grandes cidades e ao interior do País".
 
Dilma Rousseff
 
PELO TWITTER
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade