Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Espanha começa julgamento contra fabricante da talidomida

Remédio era usado para tratar enjoos da gravidez, mas causou deformações em fetos e recém nascidos de todo o mundo. Medicamento ainda é usado no Brasil
 
A empresa alemã Grünenthal, criador da talidomida, será julgada nesta segunda-feira (14) em Madri, na Espanha. É o primeiro julgamento no país europeu contra a farmacêutica, cujo produto é acusado de provocar malformações em crianças de todo o mundo desde a década de 1950. A associação de vítimas da talidomida no País espera que as pessoas afetadas sejam “recompensadas pelo sofrimento”.
 
Caso a sentença seja favorável, seria a primeira vez que o laboratório alemão Grünenthal seria considerado oficialmente responsável pelas deformações. A ação pede 204 milhões de euros como indenização para os cerca de 180 membros da associação. A Avite estima que o número total de vítimas no País, muitas delas já falecidas, pode chegar a 3 mil pessoas.
 
Entre o fim dos anos 50 e início dos anos 60, a talidomida era usualmente prescrita para mulheres grávidas como forma de combater as náuseas. O medicamento ainda é indicado para doenças como hanseníase e mieloma múltiplo no Brasil, onde ainda é acusado de causar deformações em fetos. Em 2012 a Grünenthal pediu perdão publicamente pelo longo silêncio a respeito do caso.
 
* com agências internacionais
 
Fonte: Saúde Web


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade