Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

JBS condenada em R$ 9 milhões por danos morais coletivos

 

O grupo JBS foi condenado a pagar 9 milhões de reais por danos morais coletivos após violar diversos **direitos trabalhistas** e expor empregados da unidade frigorífica da cidade de Juruena, localizada a 740 quilômetros de Cuiabá, a condições inadequadas de trabalho, sob riscos de acidentes e de contrair doenças. A condenação ocorreu em três processos, julgados recentemente pela juíza Mônica do Rêgo Barros Cardoso, em atuação na Vara do Trabalho de Juína.

 


Entre as denúncias narradas pelo *Ministério Público* do Trabalho (MPT), autor das três ações civis públicas que resultaram nas condenações, os trabalhadores estavam expostos ao vazamento do gás amônia, almoçavam em local sem a mínima higiene, expostos a insetos de um lixão vizinho à empresa, trabalhavam em jornadas superiores a 10 horas diárias e não possuíam *Equipamentos de Proteção* Individual (EPIs) suficientes, entre outras irregularidades.

As ações, atualmente conduzidas pela procuradora do Trabalho Fernanda Alitta Moreira da Costa, foram resultado de inspeção realizada no frigorífico pelo procurador Jefferson Luiz Maciel Rodrigues, do MPT em Alta
Floresta, em novembro do *ano passado.

Em dezembro, a juíza Claudirene Ribeiro, *titular da Vara*, concedeu liminar pleiteada em um dos processos e suspendeu o funcionamento da caldeira da unidade. O setor apresentava uma série de problemas que colocavam em risco trabalhadores do setor e de todo o complexo industrial, entre eles, iluminação e saída de emergência inadequados, técnicos sem capacitação e até mesmo vazamento de gás amônia, utilizado na refrigeração.

Desde então, a empresa optou por fechar a unidade por tempo indeterminado.

Fonte: Ascom - TRT/MT

 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade