Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Azul para combater câncer de próstata

05 de novembro de 2013
 
ANA POMPEU
 
Um dos prédios mais simbólicos da capital federal está colorido de azul. O Congresso Nacional ganhou a iluminação especial no fim da tarde de ontem. A cor faz parte da campanha nacional que pretende chamar a atenção dos homens para uma doença exclusivamente masculina: o câncer de próstata. O Novembro Azul é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Assim como o Congresso, outros monumentos famosos do país, como o Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, também se vestiram de azul.
 
Um dos principais motes da campanha é alertar para a importância do diagnóstico precoce, que enfrenta um inimigo chamado preconceito. A SBU encomendou pesquisa sobre o receio em relação ao exame de toque retal, capaz de identificar o tumor. O levantamento, de 2009, indicou que apenas 32% dos homens já se submeteram ao exame. Se detectado precocemente, a chance de cura chega a 90%. Na fase inicial da doença, não há sintomas e, por isso, é importante o acompanhamento de um urologista. A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto.
 
Segundo o urologista Fernando Almeida, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), quanto mais jovem for o paciente, mais agressivo tende a ser o tumor. "Talvez seja preciso decidir em que idade os homens devem fazer o rastreamento. Os jovens, provavelmente, vão se beneficiar", disse em entrevista ao site Congressos Médicos.
 
Outubro rosa
 
O Novembro Azul começou no ano passado, em consonância com o já popular Outubro Rosa. No mês passado, pelo menos 20 prédios em várias cidades do Distrito Federal foram iluminados com a cor que remete ao sexo feminino para lembrar de uma das doenças que mais mata mulheres no mundo: o câncer de mama. O símbolo da campanha é o laço cor-de-rosa. De acordo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é mais incidente que o de mama. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos, enquanto o câncer de mama foi descoberto em 25 mil mulheres.
 
Fonte: Correio Braziliense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade