Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Inca não indica que homens façam exame sem sintoma

07 de novembro de 2013
 
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) não recomenda o rastreamento populacional para detectar o câncer de próstata. Em 2008, o instituto publicou uma nota técnica desaconselhando que os homens sem sintomas se submetessem aos exames de toque retal e PSA, sob a justificativa de que não havia evidências cientificas de que o rastreamento reduziria a mortalidade.
 
Dias depois, o diretor-geral Luiz Antônio Santini voltou atrás e disse que a nota havia sido mal interpretada. Ontem, no entanto, o epidemiologista Arn Migowski, da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede do Inca, manteve a posição da nota técnica de 2008 e afirmou que os homens assintomáticos não têm motivos para fazer os exames, pois há "possíveis riscos e danos". "Estudos internacionais demonstram que pode haver um número alto de falsos positivo, de resultados que não se confirmam. Fora os riscos do tratamento, que incluem disfunção erétil e incontinência", diz.
 
O câncer de próstata é o segundo mais comum em homens. O Inca estima 60.180 novos casos só em 2013. Em 2011,13.129 homens morreram da doença.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade