Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Câmara rejeita reajuste do auxílio-reabilitação psicossocial

18/11/2013 - 15h40
 
A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou na quarta-feira (13) proposta (PL 378/11) com o objetivo de corrigir o auxílio-reabilitação psicossocial, que passaria a equivaler a 3/4 do salário mínimo – em valores de hoje esse montante seria R$ 508,5.
 
Pago a pacientes com transtornos mentais egressos de internações, por meio do programa do governo federal De volta para casa, o auxílio está em R$ 320,00 atualmente.
 
Impacto financeiro

O relator na comissão, deputado Manoel Junior (PMDB-PB), afirma que a proposta, da deputada licenciada Rebecca Garcia, não atende as exigências das leis de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00) e de Diretrizes Orçamentárias (LDO -12.708/12).
 
Para projetos que criem despesa continuada para a União, esses diplomas legais exigem a apresentação de estimativa do impacto financeiro e da devida compensação dos gastos, tarefas que não foram cumpridas.
 
Arquivamento

A proposta havia sido aprovada anteriormente pela Comissão de Seguridade Social e Família. No entanto, como a rejeição na Comissão de Finanças é terminativa, o projeto será arquivado, a menos que haja recurso aprovado para que sua tramitação continue pelo Plenário.
 
Reajuste a qualquer tempo

Atualmente, a Lei 10.708/03, que instituiu o auxílio reabilitação, determina que os valores pagos podem ser reajustados a qualquer tempo pelo Poder Executivo, observada a disponibilidade orçamentária.
 
O programa De volta para casa tem por objetivo garantir assistência, acompanhamento e integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica.
 
Como parte do programa, o auxílio-reabilitação é pago ao beneficiário durante um ano. O auxílio pode ser renovado caso a pessoa ainda não esteja em condições de se reintegrar completamente à sociedade.
 
Reportagem – Maria Neves
 
Edição – Newton Araújo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade