Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

SUS amplia oferta de remédios contra Aids

29 de novembro de 2013
 
Novo protocolo prevê a distribuição de antirretrovirais logo após ser confirmada a infecção por HIV. Especialistas ressaltam a necessidade de aumentar a quantidade de testes
 
André Shalders
 
Apesar de ser apontado como exemplo de sucesso mundo afora, o programa brasileiro de combate ao HIV/Aids ainda impede que uma parcela dos soropositivos tenham acesso aos medicamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente quem descobre a doença precocemente. É o caso de Lucas (nome fictício). O estudante carioca, de 27 anos, descobriu que estava contaminado pelo vírus HIV há um ano, logo após o contágio. "Eu tive uma relação desprotegida e fiquei desconfiado. Fiz o teste logo depois e tive a confirmação", relata ele. Como a contagem das células de defesa CD4 -- que indicam o grau de evolução da doença no organismo -- estava em cerca de 700 unidades por milímetro cúbico (mm³) de sangue, Lucas não poderia receber os medicamentos. Pelas regras do SUS, os medicamentos antirretrovirais só são oferecidos quando essa taxa fica abaixo de 500/mm³.
 
Nos próximos meses, porém, o tratamento contra a Aids estará disponível na rede pública logo após o diagnóstico, independentemente do estágio da doença. É o que prevê o novo protocolo do Ministério da Saúde, cuja publicação deve ocorrer nos primeiros dias de dezembro. O ministério estima que a mudança amplie em até 100 mil o número de pacientes com HIV com acesso ao tratamento. Com a publicação do novo protocolo, o Brasil se tornará o terceiro país do mundo a ofertar o coquetel de remédios logo após o diagnóstico -- prática já adotada na França e nos Estados Unidos.
 
Também tem direito aos medicamentos os pacientes que apresentam outras doenças relacionadas à Aids, como tuberculose e hepatite, e os casais sorodiscordantes (quando um dos parceiros não tem o vírus). Atualmente, cerca de 313 mil soropositivos são atendidos pela rede pública.
 
Tratamento
 
Especialistas ouvidos pelo Correio aprovam a mudança. "O novo protocolo está de acordo com a pesquisa mais recente sobre o assunto. Quanto mais cedo se inicia o tratamento, melhor", diz a professora Celeste Aída Oliveira, da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Mas ela faz uma ressalva: "Uma vez iniciado o tratamento, é muito importante que a pessoa dê continuidade. A interrupção faz com que a síndrome se torne mais resistente. O tratamento não se restringe a medicamentos".
 
Gestores e especialistas da área são unânimes: é fundamental ampliar o número de testes, para que o tratamento seja iniciado ainda nos primeiros estágios da doença. "Hoje, 28% dos pacientes no Brasil iniciam o tratamento com a contagem de CD4 abaixo de 200/mm³, numa situação bem complicada. É necessário ampliar a oferta e a divulgação da testagem. É isso que garantirá que a estratégia tenha sucesso", avalia a médica sanitarista Maria Clara Gianna, que coordena o Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo.
 
Ludymilla Anderson Santiago trabalha há três anos no projeto Quero Fazer, que oferece testes instantâneos de HIV para populações de risco no Distrito Federal. Ela confirma: ainda há entraves para quem quer fazer o teste. "Especialmente no caso das pessoas mais vulneráveis, existe uma dificuldade para fazer o exame no SUS. Seja pelo horário, seja pelo medo de sofrer preconceito", comenta. O governo informou que, no ano passado, disponibilizou 3,7 milhões de testes rápidos de HIV e que conta com uma rede de 345 centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).
 
"O novo protocolo está de acordo com a pesquisa mais recente sobre o assunto. Quanto mais cedo se inicia o tratamento, melhor"
 
Celeste Aída Oliveira, professora da Faculdade de Medicina da UnB 3,7 milhões Quantidade de testes rápidos de detecção da Aids disponibilizada pelo governo no ano passado
 
Memória
 
Revolução do coquetel
 
A evolução dos medicamentos antirretrovirais acompanhou, nos últimos trinta anos, os avanços sobre a compreensão da Aids e do vírus HIV. Apesar de os primeiros casos da síndrome terem surgido no fim dos anos 1970, a doença só foi identificada em 1982. Em 1984, cientistas confirmaram que o HIV era o causador da doença, o que abriu caminho para as primeiras pesquisas de medicamentos contra a Aids. Em 1987, surgiu o primeiro remédio capaz de conter a multiplicação do HIV: a zidovudina, comercialmente chamada AZT. Duas décadas antes, a zidovudina foi testada inicialmente para combater o cancro, sem sucesso. O AZT foi também o primeiro antirretroviral a ser distribuido gratuitamente pelo SUS, a partir de 1991.
 
Desde então, os antirretrovirais se diversificaram e passaram a ser combinados nos chamados coquetéis, quando medicamentos com funções diferentes são usados em conjunto. O coquetel oferecido pelo SUS, por exemplo, combina três tipos de antirretrovirais. Apesar de não eliminar o vírus, esses medicamentos mudaram completamente a forma de encarar a infecção por HIV, tirando da doença o estigma de uma sentença de morte. (AS)
 
Fonte: Correio Braziliense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade