Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Órgãos para transplante terão prioridade em aviões

05 de dezembro de 2013
 
Acordo com companhias prevê que material e equipe de apoio ocuparão vagas ociosas
 
O governo federa] assinou ontem um acordo com as principais companhias aéreas brasileiras para facilitar o deslocamento de órgãos para transplante. Pelo acordo, os assentos desocupados nos vôos comerciais regulares serão destinados prioritariamente ao transporte do órgão, que também ocupa um lugar na aeronave, e da equipe responsável. Além disso, caso o avião esteja lotado, a companhia perguntará se algum passageiro aceita voluntariamente ceder o seu lugar e embarcar no próximo voo.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é aumentar em 10% o número de órgãos sólidos transportados - como rins, fígados e coração - que são os que precisam de maior rapidez para serem transplantados. O governo espera ter um melhor aproveitamento dos órgãos e tecidos, em especial na Região Norte. Lá, quase 60% dos transplantes necessitam de transporte aéreo.
 
O acordo foi firmado com TAM, Gol, Azul, Oceanair e Passaredo. As empresas também vão pagar as taxas aeroportuárias de embarque e conexão. Haverá um representante da Central Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, 24 horas por dia, no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA). Com isso, ele poderá ter informações sobre os vôos e saber a melhor logística de transporte dos órgãos.
 
Segundo o Ministério da Saúde, em 2012 foram transportados 3.514 órgãos e tecidos, ou 14,6% de todos os 23.999 transplantes feito no ano. O ministério informou ainda que, entre 2000 e 2013, o número de vôos para transporte de órgãos subiu de 67 para 5.102.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade