Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Obesidade cresce mais nos países emergentes

06 de janeiro de 2014
 
Estudo mostra que globalmente uma em cada três pessoas está acima do peso
 
Mais de um em cada três adultos no mundo é obeso ou está acima do peso, ou seja 1,46 bilhão de pessoas, indica um estudo britânico que observa a explosão do fenômeno nos países em desenvolvimento.
 
O círculo de reflexão britânico The Overseas Development Institute, ressalta em comunicado que globalmente o percentual de pessoas com um índice de massa corporal (IMC) superior a 25, limite além do qual as pessoas são consideradas acima do peso, aumentou de 237.. para 34% entre 1980 e 2008.
 
No IMC, que é a relação entre a altura e o peso, um índice partir de 30 é considerado como um sinal de obesidade. Nos países em desenvolvimento, o número de pessoas acima do peso e obesas quase quadruplicou entre 1980 e 2008, de 250 milhões para 904 milhões.
 
"O que mudou é que a maioria das pessoas acima do peso ou obesas está agora nos países em desenvolvimento", diz o relatório. Nos países de alta renda, a população com sobrepeso ou obesidade passou de 321 milhões para 557 milhões de pessoas no mesmo período.
 
"Vamos assistir a um forte aumento global do número de pessoas com certos tipos de câncer, diabetes, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, o que representará enorme fardo para os sistemas de saúde públicos", alerta um dos coautores do estudo, Steve Wiggins.
 
No Reino Unido, 64% dos adultos são obesos ou estão acima do peso. Globalmente, 58% dos europeus estão na mesma situação, assim como na América Latina, Norte da África e Oriente Médio.
 
A América do Norte, com os EUA na liderança, conta com 707-? dos adultos afetados. O estudo também observa que a proporção dos mexicanos e chineses nesta situação quase duplicou entre 1980 e 2008.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza que o sobrepeso e a obesidade são o quinto principal fator de risco para mortes a nível mundial vitimando, pelo menos, 2,8 milhões de adultos a cada ano. afp
 
Fonte: Brasil Econômico


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade