Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Excesso de álcool matou 80 mil nas Américas em dois anos

15 de janeiro de 2014
 
Brasil ficou na quinta posição; homens são as maiores vítimas
 
Maria Clara Serra
 
Quase 80 mil pessoas morreram nas Américas por doenças que tiveram como causa principal o abuso no consumo de álcool entre 2007 e 2009. O estudo foi feito pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas) com o objetivo de alertar os órgãos responsáveis do continente sobre a gravidade do problema: dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a média de consumo anual de álcool na região é de 8,7 litros por habitante, bem maior do que os 6,1 litros ingeridos no mundo.
 
- Escolhemos os anos de acordo com a disponibilidade de dados oficias e colocamos nas estatísticas apenas causas de morte que tinham a palavra álcool no obituário - explica Maristela Monteiro, assessora principal para Álcool e Abuso de Substâncias da - Opas.
 
Dentre esse grupo de doenças, os males do fígado, como cirrose alcoólica e hepatite, e as condições neuropsiquiátricas, como intoxicação e abstinência, foram as mais recorrentes.
 
A pesquisa dividiu os países em três categorias: taxa de mortalidade alta (acima de 12 mortes por 100 mil habitantes), média (entre 6 e 11,9) e baixa (menor que 6). O Brasil ficou no grupo de maior incidência, com 12,2, atrás de Mé- ser a mais consumida nos paíxico (17,7), Nicarágua (21,3), ses com alta taxa de mortalidaGuatemala (22,3) e El Salvador de, chegando a representar (27,4).
 
O país de menor incidência foi a Colômbia, com 1,8 óbito, seguida de Argentina (4), Canadá (5,7), Venezuela (5,5), Costa Rica (5,8) e Equador (5,9). Cuba (6,2), Estados Unidos (6,7), Peru por consumo (6,8), Paraguai (7,1) e abusivo no Chile (11,6) apresenta- Brasil eram ram índice médio.
 
- As taxas mais altas foram observadas em países com consumo per capita baixo, evidenciando que o índice, que divide a quantidade de bebida pela população, não deve ser utilizado em políticas públicas - ressalta Maristela. - Nesses locais, quando a pessoa bebe, bebe muito, o que aumenta o risco de doenças crônicas. No Brasil se tem a falsa idéia de que o consumo intenso é algo cultural, mas na verdade foi um comportamento produzido pela indústria. Nos comerciais, por exemplo, é obrigatório o aviso de "beba com moderação", mas nas mesas há sempre dez ou mais cervejas. Não há moderação nisso.
 
Preferência Nacional
 
Apesar de a bebida destilada ser a mais consumida nos países com alta taxa de mortalidade, chegando a representar 69% das bebidas alcoólicas ingeridas na Guatemala, no Brasil e no México a preferência é pela cerveja, que corresponde a 54% e 78% do consumo, respectivamente.
 
O estudo mostra ainda que os homens são as maiores vítimas em todos os países. Em El Salvador, por exemplo, a chance de óbito entre eles é 28 vezes maior do que ente elas. No Brasil, 1.652 pessoas morreram de doenças relacionadas com o álcool entre 2007 e 2009, sendo 89% homens.
 
- Apesar de as mulheres apresentarem consumo cada vez mais alto, os homens ainda morrem mais, pois as taxas refletem o padrão de 40 anos atrás - afirma Maristela.
 
Em abril e maio deste ano, a Opas fará reuniões internacionais visando a restrição da disponibilidade de bebidas alcoólicas, o aumento do preço e o maior controle do marketing no continente.
 
Números 89% Dos Mortos por consumo abusivo no Brasil eram homens 54% Das bebidas alcoólicas consunidas no Brasil são cervejas, 40% destilados e 5%, vinhos
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade