Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

SUS terá equipes para atender presos com doenças mentais

16 de janeiro de 2014
 
Psiquiatras terão de avaliar, com urgência, situação de centenas de detidos ilegalmente
 
Vinícius Sassine
 
O governo brasileiro criou ontem um serviço especializado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender presos com transtornos mentais, detidos ilegalmente em presídios, cadeias públicas e hospitais de custódia. Portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e publicada no Diário Oficial de ontem, instituiu o serviço, que prevê a criação nos estados de grupos formados por médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social e terapeuta ocupacional para avaliar a situação dos detentos com transtornos.
 
A avaliação dos chamados incidentes de insanidade mental passa a ser tratada em caráter de urgência, conforme a portaria, e não pode exceder a 30 dias. É uma forma de encurtar uma longa fila de espera nos presídios e hospitais de custódia e evitar o cárcere ilegal.
 
A medida do Ministério da Saúde pretende diminuir a quantidade de brasileiros que, mesmo com absolvição da Justiça, continuam detidos em presídios em razão dos transtornos mentais. Eles cumprem medidas de segurança aplicadas pelos juízes, que pressupõem atendimento psiquiátrico e internações em instituições de saúde. Não é o que ocorre na grande maioria dos estados.
 
A portaria do ministério cria a Equipe de Avaliação e Acompanhamento das Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei. Entre as funções dessa equipe está "contribuir para a realização da desinternação progressiva de pessoas que cumprem medida de segurança em instituições penais ou hospitalares" segundo a portaria.
 
O GLOBO denunciou em fevereiro de 2013, em série de reportagens, a prisão ilegal de pelo menos 800 detentos com transtornos mentais, que cumprem pena em presídios apesar de absolvidos pela Justiça. O levantamento inédito mostrou também que 1,7 mil brasileiros acusados de diferentes crimes já tiveram indicativo da Justiça de que podem ter transtornos mentais. Enquanto o laudo psiquiátrico não é elaborado, eles permanecem em presídios e cadeias públicas, numa espera que pode durar mais de um ano.
 
Depois da publicação da série, o governo anunciou a composição de uma equipe interministerial para discutir a denúncia. O grupo foi formado por técnicos e secretários do Ministério da Saúde, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
 
Para este ano, a partir da publicação da portaria, estão previstos R$ 10 milhões ao financiamento das equipes nos estados. Cada grupo de profissionais poderá contar com R$ 66 mil mensais para financiar o psiquiatra, o psicólogo, o enfermeiro, o assistente social e o terapeuta ocupacional (ou um educador ou sociólogo).
 
A gestão caberá às secretarias estaduais de Saúde ou mesmo aos municípios, que precisam aderir ao serviço e apresentar uma proposta ao Ministério da Saúde. As equipes profissionais não atenderão apenas os presos que já cumprem medidas de segurança. O objetivo é diminuir a fila de detentos à espera de um laudo psiquiátrico e, por isso, a portaria prevê que devem ser atendidos os presos que ainda respondem a um inquérito policial; com incidente de insanidade mental instaurado e em prisão provisória; em liberdade condicional; ou egressos do cumprimento da medida de segurança.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade