Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Cremesp critica prática e pede nova regulamentação

03 de fevereiro de 2014
 
Conselho de Medicina de São Paulo nega benefícios citados pelas operadoras. ANS diz que modelo é visto com preocupação
 
 
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), João Ladislau Rosa contesta os benefícios da verticalização revelados pelas operadoras. "Só quem ganha com isso é o plano de saúde. A partir do momento em que a livre escolha acaba, não há vantagens para o usuário. Ainda que iniciem o tratamento necessário no local de sua preferência, os pacientes podem ser transferidos a qualquer momento para a rede própria do plano", alega. 
 
 
A entidade também aponta prejuízos para os médicos. "Quem é contratado para atender em um hospital de operadora tem suas decisões limitadas. Perde autonomia até para solicitar exames." Para Rosa, aumentar a fiscalização sobre a rede própria dos convênios é parte das medidas necessárias para proteger os direitos dos usuários. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no entanto, afirma que as normas existentes já servem para fiscalizar a verticalização do sistema.
  
 
"O redirecionamento (para a rede própria das operadoras) é uma preocupação. Essa prática, quando exacerbada, pode trazer prejuízos. Mas o simples fato de ela existir não significa limite ou restrição a acesso. O que deve ser verificado é se a operadora oferece acessos aos serviços e se cumpre os prazos, dentro ou fora de sua rede própria", diz o gerente-geral de Estrutura e Operação de produtos da ANS, Rafael Vinhas. 
 
 
Com base em um convênio com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cadê), a agência diz ainda acompanhar movimentos de mercado que possam gerar monopólio. 
 
 
Limitações. Para clientes de planos de saúde, limitações impostas pelas operadores no poder de escolha preocupam. Cliente da Amil, Maria Madalena, de 30 anos, afirma que os hospitais de rede não raramente funcionam como hospitais públicos, quando se trata de tempo de espera e qualidade de atendimento.
  
 
"Só posso ir na rede própria, mas às vezes ela não tem o atendimento que preciso. Eles mandam de um hospital para outro e não querem saber se temos condições de ir", reclama. "De um hospital público a gente não pode reclamar, mas estamos pagando." A operadora diz que respeita os prazos e que a qualidade de seus hospitais é reconhecida./A.F., F.B. MÔNICA REOLON
  
Liberdade 
 
"Quero ter um plano que me ofereça opções de atendimento. Não acho certo ficar presa à rede da operadora nem só conseguir marcar consulta ou exame após ligar para uma central telefônica" Samantha Spilla 
 
PUBLICITÁRIA, DE 31 ANOS 
 
2 PERGUNTAS PARA... 
 
Selma do Amaral diretora de atendimento do Procon-SP
 
 
1- A verticalização prejudica o consumidor? Prejudica quando o plano direciona seus usuários para seus serviços próprios. É preciso manter a possibilidade de escolha.
  
 
2- Como agir diante do problema? Quem perceber que está sendo induzido a usar a rede própria ou que o plano dificulta o acesso à rede aberta deve reclamar no Procon e na ANS.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade