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Agência suspende 111 planos de saúde

19 de fevereiro de 2014
 
Por Vandson Lima | De Brasília
 
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou ontem a suspensão da venda de 111 planos de saúde de 47 operadoras, por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações, além de negativas indevidas de cobertura.
 
No total, as operadoras com planos suspensos controlam uma carteira de clientes de 1,8 milhão de consumidores. As Unimeds tiveram 38 planos suspensos.
 
A Fenasaúde, entidade que representa as operadoras, ressaltou que "os prazos de atendimento estipulados no Brasil é uma das mais restritivas do mundo (...) em países como Canadá, Austrália, Suécia e França, metade da população, em média, aguarda mais de quatro semanas por uma consulta com especialista. Neste mesmo grupo de países, cerca de 20% da população aguarda mais de quatro meses para fazer uma cirurgia," informa nota da entidade. No Brasil, o prazo é de sete dias para consultas e 21 dias para cirurgias eletivas.
 
A medida de suspensão vale a partir de sexta-feira e as operadoras não poderão receber novos clientes nos próximos três meses Dos 111 planos suspensos, 83 sofrem a sanção pela primeira vez e 28 são reincidentes.
 
Entre agosto e dezembro de 2013, a ANS recebeu 17.599 reclamações sobre 523 planos de saúde. As reclamações de tempo de espera e negativa de cobertura, segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, "constituem quase 70% do conjunto de notificações que chegam a nós". "O número elevado de reclamações não nos assusta, mostra que o usuário está usando cada vez mais essa ferramenta de contato com a ANS para reclamar seus direitos", continuou. Segundo o presidente da agência reguladora, André Longo, 85,5% das reclamações foram solucionadas.
 
A ANS anunciou ainda que 77 planos de 10 operadoras conseguiram melhorar seus serviços e foram liberadas para novas adesões. O destaque é a Amil, que teve 54 planos reativados. Outras 22 operadoras tiveram reativação parcial de 45 planos. No total, foram 122 planos reativados, que atingem um universo de 3,5 milhões de consumidores.
 
Fonte: Valor Econômico


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