Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Bares e restaurantes serão classificados para a Copa

28 de fevereiro de 2014
 
Em projeto piloto da Anvisa, nota por higiene será exibida na porta de 2.500 estabelecimentos
Andréa Freitas
 
De maio a agosto, 2.500 bares, lanchonetes e restaurantes de 34 cidades do país exibirão em suas portas as letras A, B ou C, que indicarão sua classificação quanto ao cuidado e à limpeza do local. A proposta.a provada ontem pela Agência Nacional de Vigilância Santítária (Anvisa), se baseia em experiência semelhante em Los Angeles, Nova York e Londres, estabelecendo critérios para categorizar os serviços de alimentação no país. Durante a Copa do Mundo, o modelo será implementado nas 12 cidades que sediarão os jogos e em municípios interessados. O Rio participa com 244 estabelecimentos, mais de 50% deles localizados na Zona Sul e na Tijuca.
 
Os critérios de seleção dos estabelecimentos foram definidos localmente. Segundo o relator da proposta, Jaime Oliveira, algumas cidades escolheram estabelecimentos que servem pratos regionais, outras optaram por critério geográfico, como localização perto de shopping ou de metrô. No caso do Rio, foram aplicados critérios geográficos, sendo selecionados estabelecimentos de áreas com grande fluxo de turistas. Ao todo, 55 agentes da Vigilância Sanitária municipal do Rio são responsáveis por fiscalizar os locais.
 
"Com a Categorização dos Serviços de Alimentação, estes locais são classificados com base em critérios que avaliam os aspectos higiênico-sanitários de maior impacto para a saúde dos consumidores" destacou o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, em nota.
 
Os estabelecimentos que participam do projeto já passaram pelo primeiro ciclo de inspeção, que terminou em janeiro. O ciclo final foi iniciado e determinará a nota definitiva, que será divulgada a partir de maio. No projeto piloto, os estabelecimentos serão categorizados apenas uma vez e a nota final ficará disponível de maio a agosto.
 
Após 31 de agosto, o projeto será avaliado e um relatório final sobre a experiência deve ser divulgado em março de 2015. Segundo a Anvisa, será o momento para avaliar o método, suas potencialidades e desafios, o desempenho e o impacto no setor de serviços de alimentação e, principalmente, a percepção do consumidor, dos estabelecimentos e das vigilâncias sanitárias municipais. Essas respostas é que definirão o futuro da categorização de bares e restaurantes.
 
Roberto Maciel, presidente da seccional Rio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, elogiou o projeto.
 
- Para ele, uma avaliação criteriosa e credibilidade são bem-vindos: Para quem trabalha corretamente, ser criterioso e ter boa avaliação é muito bom. Para quem não age assim, é mais difícil. Mas acredito que a avaliação ajudará a elevar o nível do setor como um todo. Quem tiver uma nota ruim 'vai lutar para melhorar. Mas é preciso que prevaleça a meritocracia, a transparência.
 
As categorias
 
A. Melhor classificação. Poucas falhas e de menor importância. Cumprimento de itens classificatórios, como presença de supervisor qualificado.
 
B. Locais com mais falhas, em geral, de baixo ou médio impacto.
 
C. Pior desempenho, mais falhas.até mesmo de alto impacto.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade