Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

50 mil crianças vão passar pela maior triagem bucal do mundo

24 de março de 2014
 
Foco
 
DE SÃO PAULO
 
Pelo menos 50 mil crianças e adolescentes carentes de 270 cidades do país vão passar amanhã por um avaliação da saúde de suas bocas.
 
 
Os casos mais graves irão receber atendimento gratuito de dentistas voluntários até que os pacientes completem 18 anos.
 
 
A intenção dos organizadores do evento, a ONG Turma Bem, é promover a maior triagem já feita no mundo, marco já registrado pela mesma entidade no ano passado.
 
 
Todos que passarem pela avaliação --realizada em escolas públicas, principalmente-- vão preencher um questionário com informações socioeconômicas e de saúde bucal. Os dados serão analisados por especialistas que determinarão os problemas mais graves e que precisam de ações mais urgentes.
 
 
META
 
 
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, de 2003, cerca de 25 milhões de adolescentes (13%) nunca haviam consultado um dentista e 20% da população já tinha perdido todos os dentes.
 
 
"No ano passado, dos 50 mil triados, 10 mil foram selecionados para receber tratamento gratuito. A meta deste ano é ultrapassar esse número de atendidos", diz Jhonatas Mendonça, um dos coordenadores da ação.
 
 
De acordo com a Turma do Bem, crianças com problemas na dentição têm dificuldades para se alimentar, não costumam sorrir e podem ter problemas psicológicos e de relacionamento que podem durar até a vida adulta.
 
 
As crianças e adolescentes que forem selecionadas não terão gastos mesmo com procedimentos mais complexos como ortodontia, próteses e implantes dentários.
 
 
A relação das cidades que irão receber a ação está em www.turmadobem.org.br. A ONG, que conta com mais de 15 mil dentistas voluntários, recebeu em 2006 o Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha e pela Fundação Schwab.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade