Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Sem norma, país é coadjuvante em cosméticos orgânicos

23 de março de 2014
 
Foco
 
TATIANA FREITAS ENVIADA ESPECIAL A NUREMBERG
 
Embora a biodiversidade favoreça o Brasil no mercado de cosméticos orgânicos, o país é coadjuvante na área.
 
Europa e América do Norte respondem por 90% do mercado mundial, que movimenta US$ 9 bilhões por ano, segundo a Organic Monitor.
 
"O Brasil tem uma grande oportunidade nesse mercado", diz Amarjit Sahota, presidente da consultoria. Açaí e buriti são ingredientes com alta demanda. O desafio é fabricar o produto final.
 
Segundo especialistas e empresas, o principal gargalo está na regulação. Não há regulamentação sobre o tema no Brasil. Nos EUA e na Europa também não há uma legislação específica, mas há critérios claros para atestar que um cosmético é orgânico.
 
"A falta de regulação desestimula investimentos. Mesmo se as empresas quisessem vender cosméticos orgânicos no país, não conseguiriam o certificado", diz Daniel Sabará, da área de beleza e higiene pessoal da Beraca.
 
Fornecedora de insumos como óleos e extratos, a Beraca tem entre os clientes gigantes como L'Oreal. Não planeja fabricar o produto final.
 
Embora tenha sido debatida entre o setor, o Ministério da Agricultura --responsável pela legislação de orgânicos-- e a Anvisa (que autoriza a venda de cosméticos), a regulamentação não avançou.
 
O debate travou na Anvisa, que entende que um cosmético não pode ser orgânico.
 
"O Ministério da Agricultura está impedido de regulamentar o tema e não pode permitir a inscrição orgânico' na embalagem", diz Ming Liu, do Projeto Organics Brasil.
 
Algumas empresas brasileiras se arriscam. É o caso da Surya, que vende cosméticos naturais, veganos e orgânicos com formulação própria.
 
A presidente da Surya, Clélia Angelon, minimiza o impacto da falta de certificação. "Trabalhamos o conceito dos orgânicos em nossa marca."
 
A jornalista viajou a Nuremberg (Alemanha) a convite do Projeto Organics Brasil
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade