Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Região de Campinas tem 44 porcento dos casos de dengue no interior

16 de abril de 2014
 
CAMILA TURTELLI DE RIBEIRÃO PRETO
 
Quatro das seis mortes pela doença registradas no primeiro trimestre fora da capital paulista ocorreram no grupo de 20 municípios
 
A região metropolitana de Campinas, formada por 20 municípios, é responsável por quase metade dos casos de dengue e por quatro das seis mortes pela doença registrados no primeiro trimestre no interior paulista.
 
Dos 16.166 casos do interior, 7.180 --ou 44%-- estão nessa região. A maior parte está em Americana, com 2.736 doentes, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado.
 
Campinas vem em segundo, com 2.542 casos confirmados da doença. Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré aparecem na sequência. Das quatro mortes, duas foram em Sumaré. Campinas e Americana têm uma morte cada.
 
Ontem, a Prefeitura de Campinas divulgou dados atualizados. Os casos saltaram para 5.016, número que só deve ser contabilizado pelo centro epidemiológico do Estado no próximo mês.
 
O casal João Carnevalli, 72, e Rose Carnevalli, 66, contraiu a doença no primeiro trimestre. O economista e a contadora prestam serviço para uma ONG em Barão Geraldo, distrito que é um dos focos da dengue em Campinas.
 
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), propôs encaminhar pedido formal de apoio aos governos estadual e federal, em nome de todos os municípios da região.
 
"A existência de um surto dessas dimensões claramente aponta para falha das ações de controle", afirmou Luís Fernando Waib, infectologista da PUC-Campinas.
 
O médico diz ter começado a atender pacientes com dengue ainda em novembro, bem antes do início esperado dos casos, que é em fevereiro. "O vírus, portanto, circulou precocemente na região."
 
As outras duas mortes por dengue no interior paulista foram em Jaú e Araçatuba.
 
O total de casos, no entanto, recuou de 82,34% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2013 no Estado. Neste ano foram 19.753 confirmações, ante 111.873 do ano passado.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade