Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Com atraso de 13 anos, SUS vai oferecer exame PET de câncer

24 de abril de 2014
 
Lígia Farmenti / Brasília
 
Exame considerado por médicos como fundamental para o acompanhamento de pacientes que tiveram ou estão com câncer,o PET-CT passará a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A inclusão ocorre com atraso de pelo menos 13 anos em relação às clínicas particulares e em um formato ainda muito acanhado, avaliam sociedades médicas. 
 
O acesso será permitido para pacientes com linfoma, com câncer de intestino grosso, lesão hepática e em alguns casos de câncer de pulmão. Uma lista de opções bem menor do que a ofertada para usuários de planos de saúde. Desde o início do ano, operadoras são obrigadas a garantir o exame para pelo menos oito indicações.
  
"E o primeiro passo, mas esperávamos mais", afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, Celso Ramos. De acordo com ele, estudos demonstram que o uso do PET permite uma economia na área de saúde. "Os tratamentos são mais dirigidos. São evitados tratamentos e cirurgias desnecessários e, além disso, o exame traz mais chances de diagnosticar precocemente novos focos de câncer no paciente." 
 
A assessora técnica da secretaria de Atenção à Saúde, Inez Gadelha, rebate as criticas. "A decisão foi adotada de acordo com critérios rígidos, em evidências que demonstram quais as melhores indicações, com melhores resultados."
  
Pelos cálculos do Ministério da Saúde, 20 mil pacientes serão diretamente beneficiados. O investimento com os exames será de R$ 31 milhões anuais. 
 
Embora o PET de forma geral tenha um impacto positivo na economia, ele é um exame caro. A dose do radiofármaco usada no teste custa, em média, R$800. A incorporação do PET ao SUS não será imediata. O governo federal terá até 180 dias para regular como e quando isso será feito. O exame está disponível em 21 Estados.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade