Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Entidades médicas dizem que presidente fez afronta à classe

30 de abril de 2014
 
Tiago Dantas
 
Para associações, declaração de que cubanos são mais atenciosos foi infeliz
 
Médicos brasileiros dizem que a presidente Dilma Rousseff "foi infeliz" e fez uma "afronta à classe" ao afirmar que os profissionais cubanos são mais requisitados pelos prefeitos por serem mais atenciosos que os médicos formados no Brasil. Representantes de entidades de classe alegam que o objetivo de Dilma com a declaração foi defender o programa Mais Médicos.
 
- Falar uma coisa dessas é uma afronta à classe médica - afirmou o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso. - Quando vamos a um médico, não queremos um afago. Ele precisa ouvir nossos sintomas e chegar a um diagnóstico eficaz. E posso dizer que os médicos brasileiros são atenciosos e muito competentes.
 
Dilma disse a jornalistas "ter relatos" de que os cubanos são os perfeitos dos prefeitos.
 
-Se a gente deixar, os prefeitos só querem que a gente mande médicos cubanos para as cidades - afirmou ela.
 
Na opinião do presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Gilberto Ferreira, nem todos os prefeitos brasileiros concordam que os médicos cubanos são mais atenciosos. Segundo ele, em cidades do interior do Rio Grande do Norte, seu estado, a população tem reclamado que os profissionais estrangeiros não atendem fora do horário que está combinado em seus contratos.
 
Ainda de acordo com Ferreira, os prefeitos agradecem a chegada dos médicos estrangeiros porque o custo fica com o governo federal.
 
- Um dos grandes problemas que essas cidades enfrentam é o repasse do governo federal para as equipes de médico da família. É insuficiente. Então por que os prefeitos gostam do Mais Médicos? Porque a União está pagando.
 
O presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Florisval Meinão, classificou a declaração da presidente Dilma como infeliz. De acordo com ele, a frase faz parte de uma estratégia de "demonizar médicos brasileiros para justificar a vinda de profissionais cubanos ao país"
 
- Repudio essa declaração. Para mim, esse programa é puramente eleitoreiro. É jogar uma cortina de fumaça nos reais problemas da saúde pública. O Brasil é um dos países que menos investe na Saúde. Além disso, faz gestão ruim desses recursos. Falar uma coisa dessas da classe médica é lamentável.
 
Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio (Sinmedrj), ao fazer o comentário Dilma está "achincalhando os médicos brasileiros" e demonstrando "total desrespeito com a classe médica."
 
- Entendo que um prefeito fale bem do Mais Médicos. Ele não tem despesa com o programa e atende seu objetivo político de pôr um sujeito com jaleco branco para atender à população.
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade