Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

’Programei meu parto como se estivesse planejando um projeto’

29 de maio de 2014
 
Depoimento
 
VIVIAN REGINA MARQUES ESPECIAL PARA A FOLHA
 
Empresária relata que agendou o nascimento sem saber dos riscos e que seu filho ficou oito dias na UTI
 
Meu filho nasceu às vésperas da Páscoa de 2013. Não houve pressão médica para isso. A decisão foi minha.
 
Vi que completaria 38 semanas na Semana Santa. Comecei a fazer contas, como se estivesse planejando um projeto. Decidi que ele nasceria na quarta-feira, assim, estaria no hospital na Sexta-Feira Santa, feriado, e as pessoas poderiam nos visitar.
 
O que eu não sabia é que o bebê tem uma janela de cinco semanas para nascer. Isso significa que posso ter forçado o nascimento de meu filho até um mês antes do normal.
 
Quando estava no quarto, após o parto, minha médica ligou, dizendo que era perfeitamente normal e que eu não deveria me alarmar, pois até ela tinha ficado na UTI ao nascer. Reuni forças para perguntar: "Ele está na UTI?".
 
Meu marido subiu do berçário dizendo que ele ficaria um ou dois dias na UTI com oxigênio. Fui de cadeira de rodas até lá. Não era "só" oxigênio. Ele estava em um aparelho que o ajudava a respirar, além de ter acesso para soro em seu pezinho.
 
As enfermeiras perguntavam por que ele havia nascido prematuro. E eu dizia: ele não é prematuro. As 24 horas se transformaram em longos oito dias na UTI.
 
Em casa, lendo sobre o assunto, descobri que o trabalho de parto prepara o pulmão do bebê. Todo bebê tem água no pulmão, que expele ao nascer. O meu não expeliu porque não teve trabalho de parto. E fui descobrindo o que minha ignorância tinha impedido de acontecer.
 
Embora não haja resquícios de doenças, ele teve, depois que entrou na escolinha, três problemas respiratórios. Peso e altura são sempre um pouco baixos, como se fosse mesmo prematuro.
 
Reconheço o valor de uma cesárea necessária, mas agendar um parto a partir do calendário? Foi um absurdo.
 
Hoje, estou grávida do meu segundo filho. Se tudo correr bem e eu tiver uma gestação de baixo risco, devo fazer meu parto em casa.
 
VIVIAN REGINA MARQUES, 31, empresária, é mãe de Joaquim e está grávida do segundo filho.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade