Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Entidades médicas reconhecem que existe lotação

29 de maio de 2014
 
DE SÃO PAULO
 
As duas principais entidades que representam os obstetras e ginecologistas reconhecem que a lotação das maternidades às vésperas de feriados é recorrente e dizem que a única explicação é o "parto com hora marcada".
 
O médico Corintio Mariani Neto, secretário-geral da Sogesp (Associação de Obstetricia e Ginecologia de SP), diz que as cesáreas são agendadas por comodidade do profissional e da gestante.
 
Ele recomenda que os profissionais aguardem a mulher entrar em trabalho de parto e, caso agendem uma cesárea, optem em fazer isso após a 39ª semana de gestação.
 
A obstetra Brena Melo, conselheira da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), diz que as gestantes precisam se informar sobre os riscos antes de aceitar agendar o parto.
 
Em boa parte da Europa, as cesáreas eletivas não acontecem sem real indicação.
 
Nesses países, as gestantes em geral são atendidas por parteiras, que encaminham o caso para os médicos apenas quando há alguma intercorrência mais grave.
 
As direções dos hospitais Santa Joana e Pro Matre informaram que os agendamentos são controlados e que é dada preferência para internações de urgência.
 
O Einstein disse que na semana que antecedeu o último feriado houve o número habitual de cesáreas agendadas. O hospital Santa Catarina informou que "seus leitos atuais atendem a demanda relacionada aos partos emergenciais".
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade