Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Em 2 meses, confirmações da doença quintuplicam em SP

07 de junho de 2014
 
ARETHA YARAK DE SÃO PAULO
 
As confirmações de dengue no Estado de São Paulo quintuplicaram em apenas dois meses, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde na sexta (6).
 
O levantamento mostra que foram registrados 94.246 casos até maio deste ano. Em março, o Estado tinha 18.445 confirmações da doença.
 
Apesar do crescimento exponencial, o número de casos ainda é a metade do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 193.771 infecções.
 
O ciclo da dengue no país ocorre sempre no verão, que terminou no fim de março. Neste ano, devido ao atraso das chuvas, esse período deve terminar no final de junho.
 
Segundo especialistas, esse atraso no ciclo do Aedes aegypti pode explicar o alto índice de casos da doença no Estado apesar de já estarmos no fim do outono.
 
"O ciclo histórico do vetor foi alterado pela condição climática atípica deste verão. Isso acabou empurrando os picos de casos de dengue para mais tarde", diz o infectologista Artur Timerman.
 
O balanço da secretaria da Saúde aponta ainda que apenas seis cidades concentram 60% de todas as infecções. Campinas é o município campeão, com 31.637 casos nos primeiros cinco meses.
 
Para o infectologista Alexandre Naime, os casos de dengue no Estado estão completamente fora de controle.
 
"Temos registrado continuamente novos doentes. Enquanto não houver uma vacina, não vamos conseguir controlar a dengue", diz.
 
Em nota, a secretaria afirma que a comparação é errada porque muitos dos registros de abril e maio se referiam a casos do início do ano.
 
De acordo com Naime, há risco de atraso nos registros, mas o fato de o governo usar esses mesmos dados para fazer a comparação com o ano passado indica que a situação é, sim, de "alerta".
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade