Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Professores recebem formação para tratar de saúde em suas disciplinas

Ela é encontrada no sorriso dos alunos, no tamanho da janela do quarto, na coleta seletiva da calçada, no número de árvores da rua, na quantidade de praças no bairro. No Colégio Equipe, em São Paulo, sinal de saúde pode ser encontrado em vários lugares, e sendo assim é receita prescrita diariamente nas salas de aula. Sua transversalidade contamina desde a disciplina de biologia, até a alimentação diária dos alunos.
 
Para Ausônia Donato, diretora pedagógica do colégio, é importante trazer em todas as situações de ensino e aprendizagem uma reflexão sobre a questão da saúde pública, “a intenção é socializar a ideia de que saúde é um direito”, diz ela, ciente de seu papel como educadora alinhada às propostas do Equipe, de formar alunos/educadores para fora da sala de aula.
 
Nos projetos semestrais que envolvem os alunos em visitas a região canavieira de Ribeirão Preto e Cubatão, o tema saúde pública provoca debates febris entre os alunos quando abordam a qualidade de vida dos cortadores de cana e moradores da serra do mar.
 
Com os estudantes do ensino médio o tema "saúde" é tratado periodicamente.  Ausônia conversa com os alunos sobre quando se sentiram adolescentes; quando se sentiram vulneráveis, e a partir das respostas mantém um canal constante dando a liberdade para que voltem a procurá-la sempre que sentirem necessidade. “Trata-se de uma idade onde eles são mais desprotegidos e, portanto, mais suscetíveis a “adoecer””, detalha ela, também integrante dos quadros da Secretaria de Saúde do Estado.
 
Cursos temáticos abordam a relação da saúde com a cidadania e os professores recebem formação constante para tratarem de saúde pública em suas disciplinas. “Quando um aluno me procura dizendo sentir algo, nosso primeiro “remédio” é uma boa conversa”, comenta a diretora. Segundo ela, a receita para a boa saúde educacional é simples. Buscar a felicidade e ter qualidade de vida. São estas as lições aplicadas pelo Colégio Equipe.
 
CGC EDUCAÇÃO
+ 11 3.722,1164 / 3722.3624
cgc@cgceducacao.com.br
 
Fonte: CGC - Comunicação em Educação


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade