Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Mamar evita distúrbios bucais

11 de agosto de 2014
 
Fonte: Saúde na Mídia
 
Carolina Cotta
 
Belo Horizonte -- A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: o leite materno é um alimento completo e deve ser exclusivo durante os primeiros seis meses de vida. O reforço do vínculo entre mãe e filho, a proteção contra infecções e a prevenção da mortalidade infantil são benefícios conhecidos do aleitamento. Mas nem todos sabem que ele traz ganhos importantes também para a saúde bucal. Quando mama, o bebê desenvolve a capacidade de mastigar, deglutir, falar e respirar. Além disso, o ato ajuda a posicionar os dentes, prevenindo desarmonia entre as arcadas dentárias e distúrbios da fala.
 
Segundo Sylvia Lavinia Martini Ferreira, vice-presidente da Associação Paulista de Odontopediatria, sugar o leite exige da criança um enorme esforço muscular. Ela ajusta os lábios ao seio da mãe e mantém a respiração pelo nariz, contribuindo para o adequado crescimento dos maxilares, com espaço suficiente para a erupção dos dentes. Ao avançar e retrair a mandíbula, o bebê exercita todo o sistema muscular, preparando a boca para a função mastigatória e respiratória. "Muitos odontopediatras consideram o aleitamento materno o primeiro aparelho ortodôntico", explica.
 
Isso porque o ato estimula, direta ou indiretamente, o desenvolvimento da boca, evitando maloclusões e contribuindo para o equilíbrio da postura do bebê. Na ordenha do leite, ele trabalha a musculatura, fazendo com que os dentes cresçam. "O desenvolvimento craniofacial é estimulado exatamente por esse esforço. Fora isso, o aleitamento materno consegue estimular uma respiração correta, que, por sua vez, ajuda no crescimento ósseo, diferentemente do que ocorre com os que respiram pela boca e pelo nariz. Quando mama, o bebê aprende a alternar mamada e respiração", explica.
 
Sugar o leite da mãe satisfaz ainda o reflexo de sucção no recém-nascido. Assim, ele fica menos propenso a adquirir hábitos orais nocivos. "De acordo com estudos científicos, crianças que mamaram menos de seis meses têm sete vezes mais chances de chupar dedo e chupeta, além de morder objetos", afirma Sylvia. Esse risco sobe para quase 10 em meninos e meninas que tomaram mamadeira por mais de um ano, quando comparados àqueles que nunca utilizaram essa forma de aleitamento.
 
Também odontopediatra, Luciana Quintão, 37 anos, está amamentando Beatriz, de 2 meses. Quando teve o primeiro filho, uma enfermeira, ainda no hospital, alertou que ela teria problemas por não ter o bico do seio muito definido. Mas nada disso aconteceu. Enquanto Beatriz mama, Luciana tenta observar se ocorre a vedação entre a boca e o seio, pois esse selamento é essencial. Esse movimento fisiológico não se reproduz com o uso de mamadeiras. "Fora a troca de carinho, cheiro, olhar. A criança reconhece a mãe, mas também não acho que quem não mama no peito não tem esse vínculo", defende.
 
Luciana defende que as limitações de cada mãe também sejam levadas em conta. "Tenho uma amiga com depressão que não está dando conta. As pessoas têm um limite físico e emocional. É preciso acordar, colocar a criança no peito, esperar. Não é todo mundo que consegue. Eu vou tentar que minha filha se alimente exclusivamente de leite materno até os 6 meses, mas, se perceber que ela está com fome ou sem ganhar peso, farei a complementação. Existe muito tabu na amamentação, uma pressão muito grande e muitas mulheres têm medo de um julgamento. Mas a mãe é uma pessoa com limites, antes de tudo", defende.
 
Higienização
 
Os minerais presentes no leite materno ajudam na formação do esmalte dos dentes, o que tem início ainda na vida intrauterina. E a contribuição do leite materno chega até os dentes permanentes. "Ele tem a composição de cálcio e fosfato adequada. Estudos mostraram que crianças de uma população desnutrida da América Latina que foram aleitadas por mais de quatro meses tiveram menos defeitos nos esmaltes que aquelas que não tiveram amamentação materna", alerta.
 

O surgimento de cáries também é mais comum nos pequenos que tomam mamadeira.

"Normalmente, as outras opções de leite são oferecidas ao bebê com adição de açúcar, tornando-o uma substância que favorece o surgimento dessa doença", explica Luciana. Mas, para garantir a saúde bucal da criança, as mães também precisam ser orientadas a higienizar os dentes dos filhos e a fornecer a eles uma alimentação saudável. Segundo Sylvia Ferreira, dentes de leite saudáveis são fundamentais para o desenvolvimento satisfatório da mastigação e da fala. "Boa saúde na infância evita sofrimentos desnecessários causados pela dor, pelo desconforto e por longos tratamentos", argumenta. 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade