Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

China adia liberação da carne brasileira

19 de agosto de 2014
 
MARCELO NINIO DE PEQUIM
 
Reabertura do mercado foi principal resultado de visita do líder chinês; Pequim quer negociar protocolo sanitário
 
Mudança ocorre após caso atípico do mal da vaca louca em MT; produtores cobiçam classe média crescente
 
A China quer negociar um novo protocolo sanitário com o Brasil antes de liberar a entrada de carne bovina brasileira em suas fronteiras. Isso adia por tempo indeterminado o fim do embargo ao produto brasileiro, anunciado na visita ao Brasil do líder chinês, Xi Jinping, em julho.
 
A carne bovina brasileira está barrada na China desde a identificação de um caso atípico do mal da vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina, ou EEB) no Paraná, em 2012. Em abril deste ano, o Ministério da Agricultura confirmou em Mato Grosso um novo caso atípico da doença.
 
O fim do embargo por Pequim, anunciado pela presidente Dilma Rousseff em Brasília em 17 de julho, ao lado de Xi, foi considerado pela diplomacia brasileira o maior resultado prático da visita do presidente chinês. A decisão foi publicada no mesmo dia pela agência de vigilância sanitária da China, AQSIQ.
 
No entanto, os procedimentos para a liberação têm sido mais lentos do que o Brasil esperava. Funcionários da AQSIQ informaram à Embaixada do Brasil em Pequim que serão necessárias "algumas semanas" para o novo protocolo sanitário sair.
 
Em tese, segundo técnicos, não deveria haver demora: bastaria atualizar o protocolo anterior, negociado quando o Brasil não tinha casos de vaca louca, e incluir o atual status na Organização Mundial de Saúde Animal, de risco insignificante da doença.
 
Mas a expectativa no Brasil de que o crescente mercado chinês se abra à carne bovina do país tem sido frustrada. Questionada pela Folha se a barreira seria removida neste ano, uma autoridade chinesa do setor não se comprometeu com prazos.
 
"Ainda há condições a serem cumpridas", disse Ye Quanbao, vice-diretor para Américas e Oceania do Ministério da Agricultura chinês.
 
A expectativa do governo brasileiro com o fim do embargo é vender US$ 1,2 bilhão em carne bovina à China em 2015, aproveitando a ampliação da classe média e sua demanda por proteína animal.
 
A meta equivale à metade da importação chinesa do produto projetada para 2015. Em 2011, antes do embargo, o Brasil exportou US$ 37,7 milhões em carne à China.
 
Especialistas não esperam um caminho curto até lá: "Pela nossa experiência, um protocolo de acesso a mercado de carne raramente é rápido", disse à Folha Joe Haggard, vice-presidente para Ásia e Pacífico da Federação de Exportadores de Carne dos EUA.
 
A carne bovina americana está barrada na China desde 2003, também devido a um caso de mal da vaca louca.
 
Segundo outras fontes ouvidas pela Folha, a morosidade pode estar ligada à influência em Pequim de grupos envolvidos no contrabando de carne bovina brasileira via Hong Kong, que, com apenas 7 milhões de habitantes, foi o maior importador do produto do Brasil em 2013.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade