Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Água mineral terá certificado de qualidade do Inmetro

20 de agosto de 2014
 
Selo é pedido do setor, que sofre com desconfiança de consumidores estrangeiros 
 
Daiane Costa
 
O Inmetro passará a conceder um selo de qualidade às águas minerais naturais e potáveis envasadas, vendidas em embalagens descartáveis e de vidro retomável que atenderem aos Requisitos de Avaliação da Conformidade estabelecidos pela legislação do setor. Mas, como a regulamentação não foi motivada por constatação de problemas na qualidade, a adesão por parte das fabricantes será voluntária.
 
O pedido de uma certificação partiu da própria indústria, conta Roberta Chamusca, técnica da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro:
 
 
- O pedido partiu da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais) após delegações estrangeiras, por receio de consumir águas brasileiras, trazerem a bebida de seus países para o Panamericano em 2007.
 
 
Para obter o selo, o produto tem de passar em testes - como inspeção do rótulo e da tampa e determinação das características químicas e microbiológicas da bebida - de certificadoras 1 acreditadas pelo Inmetro. As primeiras garrafas com selo deverão chegar aos mercados em 2015, diz Roberta.
 
 
Carlos Alberto Lancia, presidente e hidrogeólogo da Abinam, conta que 40 das 400 empresas de água mineral do país indicaram que vão aderir à certificação. Ele acredita que, depois, o restante das companhias também procurará se habilitar para receber o selo.
 
 
- Já temos maquinário adequado. Só precisamos capacitar o pessoal para atender à regulamentação, que torna ainda mais rígida as regras para o envase, inclusive para controle de bactérias.
 
 
Só este ano a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de duas marcas de água mineral natural por presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa além do nível permitido pela vigilância sanitária.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade