Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Conselho da USP aprova transferência de hospital

27 de agosto de 2014
 
THAIS BILENKY DE SÃO PAULO
 
Unidade de Bauru passará para o controle do governo do Estado; após protesto, votação sobre HU é adiada
 
O Conselho Universitário da USP aprovou nesta terça-feira (26) a transferência do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho), em Bauru, para o governo do Estado.
 
É a primeira medida aprovada de uma série de propostas feitas pela reitoria para conter a crise financeira. Segundo o conselho, uma comissão vai acompanhar a transferência do Centrinho à Secretaria de Saúde.
 
A discussão de outras propostas foi adiada. Ficou para 2 de setembro a votação sobre o plano de demissão voluntária de funcionários.
 
A possível transferência do Hospital Universitário para o governo estadual só será discutida em 30 dias. Uma comissão será formada para avaliar a mudança, após pedido da direção e dos alunos da Faculdade de Medicina.
 
Um grupo de cerca de 600 pessoas protestou contra a proposta de transferência dos hospitais na frente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, na Cidade Universitária.
 
Alunos e professores temem que a medida ameace o ensino e prejudique contratos com funcionários.
 
A decisão sobre o Centrinho também preocupa setores do hospital, que hoje sofre com deficit de médicos.
 
"Os recursos que temos hoje não são suficientes", diz a superintendente da unidade, Regina Amantini. "Quem vai repor os nossos funcionários?", questiona ela, que já recebeu ligações de pacientes --ela garante que o atendimento não será afetado.
 
"Só podemos saber se [a transferência] é viável após o posicionamento da Secretaria de Saúde. Mas assusta. É um hospital reconhecido internacionalmente e que precisa sobreviver."
 
Em resposta às críticas, o reitor Marco Antônio Zago afirmou que o argumento de perda de qualidade no ensino e atendimento "não é realista". Disse ainda que a transferência será positiva para os alunos, que "ficam mais próximos do SUS".
 
O reitor nega demissão de funcionários. Segundo ele, as transferências para o Estado livram a USP de novas contratações, sem as quais começará o processo de sucateamento do hospital.
 
Os servidores da USP entraram em greve há três meses. O sindicato reivindica um reajuste salarial de 9,78%, enquanto a universidade descarta negociação neste ano devido à crise financeira.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade