Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Site do GLOBO disponibiliza ’Pulso do País’, da FGV

01 de setembro de 2014
 
Ferramenta monitora debates mais relevantes sobre políticas públicas
 
O "Pulso do País" ferramenta desenvolvida pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/ DAPP), poderá ser acessado no site do GLOBO a partir de hoje. Trata-se de um monitoramento do Twitter, em tempo real, que permite ao leitor acompanhar debates relevantes na internet sobre temas de políticas públicas. A parceria entre a FGV/DAPP e O GLOBO é uma iniciativa que joga luz sobre os anseios do brasileiro nas redes e identifica menções sobre assuntos como Educação, Saúde, Segurança, Transportes, Economia e corrupção.
 
- Qual é a ideia do Pulso? É indicar o que está sendo debatido. Nós temos sete temas de referência. E a gente quer mapear como as redes sociais se posicionam em relação a esses temas. Tanto em relação à intensidade quanto ao georreferenciamento. É um mapa que dá uma ideia do que se passa, em tempo real, no país como um todo e em cada localidade - explica Rogério Sobreira, diretor-adjunto da DAPP.
 
Nos últimos três dias, mensagens que mencionavam as palavras "ebola" e "senegaleses" foram disparadas com intensidade por usuários do Twitter no Acre. No estado, repercutiu entre os internautas a notícia de que o governo local quer a presença de uma equipe do Ministério da Saúde para controlar a entrada de imigrantes oriundos do país africano. Moradores da região estão preocupados com a possibilidade da chegada do vírus, pois o Senegal registrou um caso de infecção. No Acre, hoje, 39 senegaleses que buscaram refugio estão em abrigos.
 
1 - Saúde é um tema que as pessoas têm discutido bastante. O internauta está muito preocupado com a questão do ebola, e o caso também é mencionado em todo o território nacional. O Pulso é importante para pensarmos em políticas públicas - diz Rafael Martins, coordenador de pesquisa da DAPP.
 
O "Pulso" é como um caleidoscópio: muda constantemente e dá o tom das redes sobre o que se passa no país. Atualizado de dez em dez minutos, o mapa mostra os batimentos dos "corações" das redes em diversas regiões. Palavras citadas com intensidade maior aparecem de forma destacada na ferramenta.
 
A parceria O GLOBO/FGVDAPP começou em 20 de julho e se estenderá até o fim do segundo turno. O "Pulso" não menciona candidatos ou partidos, com o propósito de preservar a isenção política e propiciar uma discussão exclusivamente programática de políticas públicas.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade