Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Liberada criação de 14 cursos de Medicina em SP

05 de setembro de 2014
 
O Ministério da Educação (MEC) liberou a criação de cursos de Medicina em 39 municípios do País, 14 deles no Estado de São Paulo. Outras sete cidades têm prazo de seis meses para fazer adequações e, com isso, estarão também habilitadas para os cursos.
 
 
Os resultados fazem parte de um processo de seleção e avaliação feito desde outubro do ano passado. Ao todo, 205 municípios manifestaram interesse em ganhar cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Apenas 39, no entanto, preencheram os requisitos necessários. 
 
 
São Paulo foi o Estado com maior número de cidades consideradas aptas como sede de cursos: 14. Em seguida, veio Bahia, com 6. Minas e Paraná tiveram, cada um, 4 cidades aprovadas. O Rio teve duas. Na lista de sete municípios com pendências, São Paulo também é o que apresenta o maior número de cidades: três. Rio, Maranhão, Pará e Rio têm, cada um, uma cidade considerada apta, mas precisam adequar-se. 
 
 
Os 39 municípios partem para a segunda fase, que é a apresentação de um plano de implementação das escolas. Uma audiência pública será realizada na próxima semana para discutir critérios de escolha das instituições e termos do edital de seleção. Municípios selecionados têm agora o compromisso de melhorar e manter a infraestrutura de saúde. O MEC afirma que outra lista de municípios selecionados será divulgada. 
 
 
Processo. Uma segunda chamada deverá ser divulgada neste mês. De acordo com a secretária de regulação da Secretaria de Educação Superior do MEC, Marta Abramo, foram criadas até agora 4.199 vagas de cursos de Medicina. Com editais, outras 2 mil deverão ser abertas. "Selecionamos o município, depois a entidade faz a proposta.
  
 
Ela tem assim garantia de que os investimentos terão retomo e nós, que a infraestrutura montada será adequada", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. "É um processo que está começando. Temos o trabalho de selecionar instituições, um processo que terá de ser feito de forma transparente."  
 
Promessa  
 
11,5 mil vagas de graduação em Medicina devem ser abertas até 2017 pelo MEC e pelo Ministério da Saúde no âmbito do programa Mais Médicos, além de 12,4 mil vagas de residência médica.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade