Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Brasil se oferece para integrar pool de pesquisa

05 de setembro de 2014
 
Ligia Formenti 
 
O Brasil se ofereceu para participar do pool formado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para acelerar as pesquisas de medicamentos para tratamento do Ebola. "Já nos colocamos à disposição", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
  
A participação brasileira no esforço para encontrar mecanismos eficazes de tratamento da doença, no entanto, somente ocorrerá mediante a definição de uma contrapartida por parte dos laboratórios que desenvolvem as drogas. "O Brasil defende uma política semelhante ao acordo que foi adotado na epidemia da influenza (gripe): compartilhamento do vírus e dos benefícios", lembrou. Na época, fabricantes de vacinas se comprometiam a reembolsar parte dos custos da rede de vigilância, que coletava amostras de vírus. 
 
Barbosa sustenta que tal política deve ser adotada como padrão para grandes problemas de saúde pública no mundo. Ele avalia que o assunto deverá ser um dos temas da próxima reunião da Assembléia Mundial de Saúde. "Há um cardápio de compensações das empresas beneficiadas por estudos, pela rede de vigilância montada pelos governos: vai desde o compromisso de transferência de tecnologia, fixação de preços mais baixos para países com determinadas características, repasse de parte de custos", diz o secretário. 
 
Áreas de atuação. O secretário afirma que a ideia do Brasil é que o acordo da participação no pool já traria fixada uma forma de compensação, independentemente desse acordo da assembléia, mais genérico. De acordo com Barbosa, o Brasil pode atuar tanto em estudos laboratoriais quanto em pesquisas clínicas.
 
Locais
 
Entre os centros médicos brasileiros com potencial para integrar a rede de combate mundial estão Instituto Evandro Chagas, Biomanguinhos, Fiocruz, Butantã e Adolfo Lutz.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade