Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Anvisa já autorizou 184 pedidos de canabidiol

Fonte: Folha de S. Paulo
 
19 de novembro de 2014
 
Utilização médica do derivado da maconha tem sido analisada caso a caso pela agência
 
Desde abril, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou 184 pedidos de importação de CBD, o canabidiol, derivado da maconha usado em remédios. Foram 223 solicitações ao todo.
 
Entre as exigências da agência, estão prescrição médica, laudo médico e termo de responsabilidade.
 
O uso medicinal do canabidiol foi discutido nesta terça-feira (18) em audiência pública na comissão de seguridade social e família da Câmara dos Deputados.
 
"Nossa grande questão é discutir a eficácia e segurança dos produtos. (...) Não há evidências na literatura de que essa substância cause dependência, ao contrário da maconha. Usando termos comuns, não deixa a pessoa doidona", afirmou o diretor-presidente substituto da Anvisa, Ivo Bucaresky.
 
O CBD ganhou destaque no início do ano com a autorização de importação para famílias de crianças com doenças graves, como síndromes raras epiléticas. A diretoria da agência iniciou debate para retirada do canabidiol da lista de substâncias proibidas no país, mas a discussão ainda não foi concluída --isso faria com que a agência não tivesse mais de analisar as importações caso a caso
 
O diretor da Anvisa ponderou, no entanto, que ainda há carência de informações sobre as doses ideais a serem tomadas em cada caso. O CDB já é lícito em países como Canadá, Nova Zelândia e Israel.
 

FLÁVIA FOREQUE DE BRASÍLIA 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade