Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Modelo de Gestão e Contratualização no SUS

 

 Objetivos do Curso
Capacitar gestores e trabalhadores da saúde, operadores do direito, estudiosos, especialistas e demais interessados no tema nos principais conceitos e formas jurídico-institucionais de atuação da administração pública e de celebração de contratos e outros ajustes com a iniciativa privada para a prestação de serviços de saúde, aplicáveis ao Sistema Único de Saúde:
                          I.                   Promover a compreensão e a disseminação: (a) dos conceitos básicos sobre as formas jurídicas de execução de atividades e serviços públicos existentes na administração pública:  administração direta, autarquia, fundação, empresas estatais e consórcios públicos; (b) dos conceitos de compra de serviços e fomento à entidades civis sem fins lucrativos, no âmbito do SUS; (c) dos modelos de celebração de vínculos formais entre gestores e prestadores de serviços de saúde.
                        II.                   Apoiar o desenvolvimento de capacidades em modelos de organização jurídico-administrativa do Poder Executivo e gestão de contratos de prestação de serviços de saúde celebrados com entidades privadas.
 O curso promove a compreensão sobre e o que é e quando utilizaram consórcio público, organização social, fundação estatal, agência reguladora e outras formas de organização administrativa das ações e serviços de saúde
 
O Curso orienta sobre as principais características de cada uma das formas existentes de atuação da administração pública direta e indireta, no ordenamento jurídico nacional, assim como de contratualização da prestação de serviços de saúde por entidades privadas e como e quando podem ser adotadas pelos gestores do SUS.
Apresenta as principais disposições que regem a certificação de entidades civis sem fins lucrativos prestadoras de serviços de saúde como Entidades Beneficentes de Assistência Social e as diretrizes para a contratualização de hospitais no âmbito do SUS, em consonância com a Política Nacional de Atenção Hospitalar - PNHOSP.
Discute os conceitos de compra de serviços e fomento à atuação da iniciativa privada e as principais diferenças entre eles.
Debate as principais inseguranças jurídicas que envolvem cada uma delas; e estimula a reflexão sobre as medidas necessárias para a atualização dos seus marcos legais e normativos.
Aborda os impactos da Portaria do Ministério da Saúde nª 381, de 2017, que trata da nova sistemática de transferências fundo a fundo para Estados, Distrito Federal e Municípios, nos contratos e convênios celebrados com entidades civis que envolvam transferências de recursos para a execução de obras de construção, ampliação e reforma.
São abordados os novos formatos jurídicos adotados pelo Governo Federal e Estados e Municípios Brasileiros, como consórcio público; empresas públicas com finalidade sociais, serviços sociais autônomos, com debate dos estatutos jurídicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, de fundações públicas de direito privado; da Rede Sarah Kubitschek; de organizações sociais e do novo marco regulatório das organizações do terceiro setor.
 O curso propicia ao participante a compreensão sobre as diversas formas de contratualizaçao realizadas dentro do sus, desde a celebração de convênios e contratos com prestadores privados de serviços de saúde até os principais aspectos da contratualização interfederativa 
 
 Principais Conteúdos e Atividades do Curso
 
 
Atividade
 
Objetivo de Aprendizagem
 
Conteúdo Programático
 
Introdução: Fundamentos da gestão pública do Estado Democrático de Direito
 
 
Debater os fundamentos dispostos na Constituição Federal para a organização e o funcionamento da Administração Pública.
Objetivo da Administração Pública Brasil
Fundamentos do Estado Brasileiro Democrático de Direito. Fundamentos da Administração Publica. Descentralização Administrativa. Atividades privativas e não privativas de Estado. Atividades de interesse público. Gradiente de Formas Jurídico-Institucionais de Atuação da Administração Pública Brasileira.
 
Regime de pessoal na administração pública
Discutir os regimes de pessoal existentes na Administração Pública, à luz da Constituição Federal.
Regime estatuário. Regime celetista público. Contratado por tempo determinado. Ocupante de cargo em comissão sem vínculo com a administração pública. Regime intercambista.
 
Aspectos  jurídico-institucionais dos órgãos da Administração Direta
Conhecer os principais dispositivos legais e normativos que regem os órgãos da administração direta:
 
Principais aspectos do regime jurídico: forma de criação. Estrutura de governança, regime de pessoal e de compras e contratos; gestão orçamentária e financeira; Prerrogativas: imunidades, penhora e precatórios. Formas de controle externo.
 
Aspectos jurídico-institucionais das Autarquias
Discutir os principais dispositivos legais e normativos que regem as autarquias federais.
Conceito; área de atuação e natureza do ente instituidor. Principais aspectos do regime jurídico: forma de criação; vínculo com a administração direta, regime de pessoal e de compras e contratos; gestão orçamentária e financeira; Principais aspectos do regime jurídico: forma de criação; regime de pessoal e de compras e contratos; gestão orçamentária e financeira;Prerrogativas: imunidades, penhora e precatórios. Formas de controle externo. Modelos de autarquias: autarquias administrativas, de regime especial, regionais e universitárias. Agência Executiva  e Agência reguladora. Autarquias da área da saúde.
 
Aspectos jurídico-institucionais das Fundações Públicas
Conhecer e debater os principais dispositivos legais e normativos que regem as fundações instituídas pelo Poder Executivo Federal.
Conceito; área de atuação e natureza do ente instituidor. Principais aspectos do regime jurídico da fundação pública de direito público. Diferenças da autarquia.
Principais aspectos do regime jurídico da fundação pública de direito privado. Questionamentos e inseguranças jurídicas do modelo da fundação estatal.
Casos de fundações estatais. Fundações da área da saúde.
 
Aspectos jurídico-institucionais das Empresas Estatais
Conhecer e debater os principais dispositivos legais e normativos que regem as empresas estatais do Poder Executivo Federal.
Conceito; área de atuação e natureza do ente instituidor. Tipos de empresas estatais: a empresa pública; a sociedade de economia mista e a subsidiária. Principais aspectos do regime jurídico de cada uma delas: forma de criação; vínculo com a administração direta, regime de pessoal e de compras e contratos; gestão orçamentária e financeira. Regras especiais de supervisão ministerial. Formas de controle externo. Aspectos estatutários da empresa pública da área social.
 
Natureza jurídico-institucional dos Consórcios Públicos
Conhecer e debater os principais dispositivos legais e normativos que regem os consórcios públicos.
Conceito; área de atuação e natureza do ente instituidor. Protocolo de intenções e contrato de consórcio. Estatuto jurídico do consórcio público, segundo a Lei nº 11.107, de 2005 e do Decreto nº 6.107, de 2007. Contrato de rateio e contrato de programa. Supervisão e controle do consórcio público. Consórcios Administrativos e consórcios públicos municipais da área da saúde.
 
Entidades Paraestatais
Conhecer e debater os principais dispositivos legais e normativos que regem as relações paraestatais do Poder Público com entidades civis sem fins lucrativos
Conceito de entidade paraestatal e principais aspectos estatutários: forma de criação; vínculos com a Administração Pública. Serviços sociais autônomos  na área da saúde.
 
Modelos de cooperação entre o Poder Público e entidades civis sem fins lucrativos
Conhecer e debater os principais dispositivos legais e normativos que regem as relações de cooperação entre o Poder Público e entidades civis sem fins lucrativos.
Conceito de Organização social e uso do modelo na área da saúde. Conceito de fundação de apoio e uso do modelo na área da saúde. Conceito de OSCIP  e uso do modelo na área da saúde. Aplicaçao do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil na área da Saúde. Questionamentos e inseguranças jurídicas dos modelos de cooperação.
 
A participação complementar da iniciativa privada no SUS
 
Dispositivos constitucionais, legais e normativos que regem a participação complementar da iniciativa privada no SUS. Contratos administrativos de prestação de serviços de saúde. Conceito e instrumentos de fomento público. CEBAS na saúde. Contratualização com entidades beneficentes de assistência social na área da saúde. CEBAS na saúde. Contratualização de hospitais no âmbito do SUS, em consonância com a Política Nacional de Atenção Hospitalar - PNHOSP.
 
Orientações à identificação do modelo jurídico institucional
Com base no Gradiente de formas jurídico- institucionais,  debater orientações básicas a serem observadas na escolha do modelo jurídico-institucional adequado para personalizar atividade estatal.
Orientações à descentralização administrativa. Utilidade do gradiente no processo de descentralização. Check list de análise do modelo jurídico-institucional aplicável.
 
 Corpo Docente IDISA
Os cursos são ministrados por professores com experiência e formação no tema, integrantes do Corpo Docente do IDISA.
 Material Instrucional Entregue aos Participantes
Cada aluno receberá apostila elaborada pelo IDISA contendo os conteúdos abordados no Curso e referências bibliográficas para consulta.
 Carga Horária
16 horas, com carga horária/dia de 08 horas (2 dias)
 
 Tamanho das Turmas
Máximo de 60 alunos por turma
 
 Curso Integralmente Presencial
 
 Técnicas Instrucionais Utilizadas no Curso
Exposição oral, com uso de power point; Brainstorming, debates com uso de flip; charter; Estudos de casos; Dinâmicas de Grupo.
 
 Local
Definido pelo contratante.
 
 Custo Total
Nas turmas fechadas, o local e a logística (equipamento, água e café) do curso deverão ser oferecidos pelo contratante; assim como cobertura de despesas de deslocamento e hospedagem (passagens aéreas, hotel, alimentação e traslado) dos dois instrutores.
 
 Interessados
Enviar e-mail para idisa@idisa.org.br ou ligar para (19) 32895751.
 
 

 

 


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade