Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

2001 - AS SETE VIDAS DE DAVID CAPISTRANO FILHO

Ricardo Fernandes de Menezes

David Capistrano da Costa Filho, meu grande amigo e companheiro de pelejas (nessa ordem), já no início dos anos noventa tinha vivido uma cota de vida que o inscrevera na história da esquerda brasileira e, no que diz respeito à Saúde Pública, na própria historiografia do Brasil. Além disso, já tinha se submetido a um transplante de medula óssea, pois, em vida de lutador, luta pouca é bobagem.

No dia 7 de maio de 1991, sem meias palavras, falava David: é necessário erguer bem alto a bandeira da defesa da vida, se queremos imantar a sociedade (inclusive os funcionários e os especialistas) para enfrentar a deterioração das condições sócio-econômicas, dos indicadores de morbi-mortalidade e da qualidade dos serviços de saúde.

No ano seguinte, quiseram os homens (e as mulheres) que David fosse eleito Prefeito de Santos para continuar dando concretude às políticas públicas que apontam no sentido da defesa da vida

Depois, a vontade extremada de viver fez com que a luta de David se complicasse ainda mais: submeteu-se a um outro transplante, dessa feita de fígado. O seu sofrimento acabou no dia 10 de novembro de 2000. Restou-me a dor de não poder mais pensar: "vou ouvir a opinião do David"...

No entanto, como aquela dor ficou guardada num canto da minha alma até hoje - eu estava fora de São Paulo -, selecionei na estante o livro Da Saúde e das Cidades e digitei um pequeno texto do maior sanitarista da geração que viveu adolescente o golpe militar de 1964, em plena juventude os acontecimentos de 1968 e no início da vida adulta a derrubada do Presidente Salvador Allende.

Por enquanto, fiquem com o "Otimismo da Vontade e a Defesa da Vida". Continuemos com as lutas de David Capistrano Filho! O pensamento que as orientam têm sete vidas!

São Paulo, 15 de Novembro de 2000

Ricardo Fernandes de Menezes

Médico Sanitarista



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade