Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

2008 - 435-DOMINGUEIRA - BOAS E MÁS NOTÍCIAS

Boa Semana.

As más notícias em primeiro lugar.
1. Perdemos a Rosane Cunha – Sanitarista Mineira – Aconteceu neste sábado na Argentina em missão oficial. Rosane tem história em Minas e depois no Ministério da Saúde como Gestora Pública concursada e de carreira. Como Gestora Pública, trabalhou com o SIOPS e com os Investimentos do Ministério da Saúde no Governo Serra. Com a mudança do governo acabou preterida pela nomenclatura sanitária, mas valorizada pela nomenclatura geral, foi para o centro do poder trabalhar com o Bolsa Família. Grande figura técnica e humana.
2. Outra má notícia é que, mais uma vez, perdemos o bonde da história com a falta de regulamentação da EC-29. Faz parte do SUPLICIO SANITÁRIO... lutar, lutar, lutar... perder,perder,perder... e apenas, por vezes ganhar. A queda da CPMF foi o início da derrocada. Perdemos pela intransigência e prepotência de governo e oposição: “Para não parecer que sigo a oposição não prometo, por escrito, todo o dinheiro para a saúde... Porque não acredito no governo não aprovo se não prometer por escrito... e na hora que prometeu: agora que já ajoelhou não volto atrás pois é tarde demais. Depois conversamos.” Uma segunda esperança com o movimento do Senado em abril-maio aprovando o PLP 121. Uma forçada de barra da Câmara esquecendo do senado e voltando a seu projeto original condicionado à aprovação da CSS. Na hora da última votação: primeiro foi quarta do jogo do Brasil (sem quorum)... depois a quarta do jogo do Corinthians (sem quorum)... depois as festas juninas do nordeste (sem quorum)... depois o recesso oficial de junho... depois o recesso extra-oficial das eleições municipais... Dia virá em que escrevermos esta história com toda a documentação e colocaremos como título: O DIA EM QUE O CORINTHIANS APLICOU UMA SURRA DE 24 BI NA SAÚDE!!!!! Agora não se votará pois a causa é externa: O TSUNAMI ECONÔMICO DO TIO SAM colocando de joelhos o mundo todo, principalmente os menos desenvolvidos... e encurralando a viabilidade econômica do SUS. Quem diria: depois de nós brasileiros negarmos saídas econômicas para o SUS vamos ter a desculpa: A QUEBRADEIRA INTERNACIONAL FOI QUEM INVIABILIZOU O SUS. Nós esperançosos tirem da mira qualquer regulamentação com mais dinheiro para a saúde, com ou sem novo imposto ou contribuição: isto fica para as calendas gregas... talvez na próxima década.
3. A boa notícia: continuamos repolitizando o SUS e colocando-o em pauta na sociedade e na mídia. Mesmo contra a ordem do governo central dele comemorar nós estamos em festa, analisando a crise real pela qual passamos mas comemorando as vitórias dos 20 ANOS DE SUS. Vão desde as reuniões, seminários, encontros nos rincões como Altamira até Congressos Internacionais como o de São Paulo realizado na semana que passou, considerado, pelos muitos que lá estiveram, como de excelente padrão pelos temas e palestrantes.
4. Nesta semana estive em Brasilia representando o Helvécio do Conasems no Seminário Internacional de Educação e Promoção da Saúde promovido pela UNB, depois na Paraíba numa oficina sobre financiamento da saúde para Conselheiros Municipais e numa Conferência na Universidade Federal da Paraíba abordando o FINANCIAMENTO DA SAÚDE (Nos 20 anos de SUS). Terminei o itinerário panfletário em Lorena discutindo com profissionais o Financiamento do SUS. Começo a semana saindo agora no domingo para Tupã para conversar com os gestores.
5. A ÓTIMA NOTÍCIA: CONTINUAMOS VIVOS, IMPÁVIDOS COMO MILHÕES DE BRASILEIROS QUE AINDA ACREDITAM E LUTAM POR UM BRASIL QUE POSSA GARANTIR MAIS VIDA E SAÚDE PARA TODOS OS BRASILEIROS NUM ESFORÇO HERCÚLEO DE SE CONSEGUIR QUE VIVAMOS MAIS E MELHOR.

Gilson
 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade